Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
ENTENDA O CASO

Netflix corta doméstica latina de série por causa de representação caricata

Atriz Ada Maris leu as falas da personagem e expressou indignação ao criador da trama

Publicado em 11/11/2021
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Nova comédia da Netflix, Uncoupled teria uma empregada doméstica latina caricata, replicando gestos, falas e comportamentos estereotipados. Teria porque a empresa se meteu no processo criativo da atração, com Neil Patrick Harris de protagonista e cocriada por Darren Star, e a personagem foi cortada. Tudo isso após protesto de uma atriz.

Ada Maris, 64 anos, atriz veterana na ativa desde meados dos anos 1980, ficou empolgada ao receber as falas de Carmen, rotulada como a cuidadora do lar de um nova-iorquino bem de vida chamado Michael (papel de Harris). O que poderia ser um teste para entrar em um elenco tarimbado de uma plataforma importante causou fúria e indignação.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Quando eu comecei a ler as páginas [do roteiro do primeiro episódio], vi que aquilo não era nada engraçado“, contou Ada para o site da Variety. “[Na verdade], eram coisas ofensivas e pejorativas. Eu fiquei em choque porque esperava alguma coisa diferente, devido os dias de hoje e o progresso alcançado.

Carmen aparecia em duas cenas. Em uma, a introdução da personagem dizia: “Carmen quase histérica ao telefone“. E ela falava um inglês quebrado. Noutra situação, ela fazia questão de limpar a sujeira do patrão, sempre bem caricata.

Em nota enviada à Variety nesta quinta-feira (11), a Netflix confirmou a exclusão da personagem: “Pedimos desculpas à senhora Maris pela experiência desagradável. Essa personagem não irá aparecer na série.

Antes disso, Ada escreveu uma carta aberta direcionada à Harris (ex-How I Met Your Mother) e Star (criador de Emily in Paris). Ela se mostrou decepcionada: “Vocês são dois homens gays modernos. Vocês gostariam de ver um personagem gay datado e ofensivamente estereotipado?“, questionou a atriz no texto.

Uncoupled irá acompanhar os passos de Michael (Harris), um quarentão bem-sucedido profissionalmente que entra no mundo da solteirice após Colin, com quem era casado há 17 anos, o largar abruptamente.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....