GLOSSÁRIO

Guia para os pobres: conheça cada grife citada em Inventando Anna

Saiba o que é Balenciaga, Celine e quanto custa uma garrafa de espumante da Dom Pérignon, safra de 1975

Publicado em 22/02/2022

Minissérie que tomou conta da Netflix, não largando o posto de programa mais visto na plataforma, Inventando Anna apresenta para a maior parte do público um aperitivo de como é a vida dos afortunados (à minoria, é só um retrato da realidade). A trama descarrega termos particulares do linguajar dos rycos, como produtos de luxo, grifes e lugares super (mega, blaster, uber) exclusivos.

É possível ter alguma noção de certos nomes citados na trama. Outros soam estranhos. Por isso, o Observatório de Séries preparou um guia para nós, pobres e meros mortais, entendermos melhor cada grife citada em Inventando Anna, assim como conhecer os lugares nos quais só quem tem cacife, ou a cara de pau de Anna, pode colocar os pés.

Inventando Anna: guia para os pobres

12 George Hotel: Esse hotel fictício remete ao real 11 Howard Hotel, no qual Anna Sorokin/Delvey (Julia Garner) conheceu a concierge Neff Davis (Alexis Floyd). Uma noite em uma suíte, no terraço, sai por US$ 3 mil (R$ 15 mil). 

1975 Dom: Uma das safras mais apreciadas da Dom Pérignon, uma garrafa do espumante custa US$ 600 (R$ 3 mil). Não é o seu típico Cidra Sereser, não é mesmo?

Alaïa: Muitas roupas dessa grife são amadas por adolescentes (ricas, claro) e usadas em profusão desde os anos 1980.

Alexander McQueen: Estilista britânico, Alexander McQueen ganhou fama por desenhos ousados que causaram furor no mundo da alta-costura. 

Balenciaga: Vem da Espanha a centenária grife conhecida por tomar riscos no mundo da alta-costura. Os tênis estilizados estão na lista de peças desejadas.

Carolina Herrera: O nome pode soar familiar para quem compra (ou apenas paquera) perfumes importados (aquele que imita um sapato de salto, sabe?). A marca é batizada pela estilista venezuelana homônima, expert em roupas de luxo, chegando a desenhar roupas para celebridades diversas.

Celine: Fabricante de óculos de sol do mais alto padrão que Anna adora exibi-los, quase uma marca registrada dela.

Chanel: O perfume lendário, Chanel Nº5, não é apenas o único item glamour da grife. Ela faz muitos produtos da alta-costura, com roupas sofisticadas. É preciso ter grana para desfilar a marca por aí: uma simples sandalinha custa cerca de US$ 850 (R$ 4.300).

Dior: Grife francesa que existe desde 1946 e é essencial no guarda-roupa (ou melhor, closet) das ricaças.

Givenchy: outra marca francesa de luxo, amada por mulheres da burguesia.

Gucci: Fundada em 1921, a centenária Gucci é especializada na criação de produtos de luxo caríssimos, de bolsas a sapatos, passando por perfumes e maquiagem. A grife é famosa pela listra verde com outra vermelha, mais fina, no centro.

Louboutins: Quem acompanha as produções da franquia Sex and the City está familiarizado com essa grife, dona dos sapatos femininos mais desejados do mundo. O diferencial é a sola vermelha (que quem usa não se importa de mostrar).

Julia Garner esbanja uma bolsa Louis Vuitton em Inventando Anna
Julia Garner esbanja uma bolsa Louis Vuitton em Inventando Anna

Louis Vuitton: Outra marca famosa, ativa há 168 anos. O forte são as bolsas com o icônico logo LV, símbolo do luxo. 

Natori: Empresa especializada em lingeries de alta-costura (caso isso seja um termo aceitável). As peças são vendidas em lojas de grife e o preço não é nada acessível a uma jornalista, como a guerreira Vivian Kent (Anna Chlumsky) testemunhou.

SoHo House: É um clube no qual só entram os vips dos vips. A adição de novos membros é completamente seletiva e restrita, para manter o ar de exclusividade do empreendimento.

Supreme: Visto nas ruas das grandes cidades brasileiras por causa da extensa rede de pirataria, a grife lança produtos exclusivos, selecionados e com poucas cópias. É especializada em streetwear.

The Hamptons: Essa o fã de Revenge (2011-2014) conhece. O balneário Hamptons é onde os mais ricos de Nova York têm casas de verão. Uma residência humilde perto da praia não sai por menos de US$ 150 milhões (R$ 758 milhões).

Valentino: Tudo o que é possível de se fazer no mercado de luxo a italiana Valentino fabrica: roupas, sapatos, óculos, perfumes, relógios…

W Hotels: A golpista Anna se hospedou em um hotel da rede W Hotels, especializada em hospedagem de luxo, espalhada no mundo inteiro. Ela ficou em uma instalação no centro da cidade de Nova York cuja diária em uma suíte custa US$ 519 (R$ 2.625).


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade