FIM DE UMA ERA

De Demolidor a Jessica Jones: todas séries da Marvel serão removidas da Netflix

Plataforma avisa aos assinantes de todo o mundo que as atrações ganharam uma data de saída

Publicado em 12/02/2022

Chegou o fim de uma era. Todas as séries da Marvel disponíveis na Netflix serão removidas da plataforma. Neste sábado (12), a gigante do streaming atualizou as páginas das respectivas atrações com o aviso: último dia para assistir a este título: 28 de fevereiro. Deixam a Netflix: Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro, O Justiceiro e Os Defensores.

A saída em massa das seis séries marca a passagem de bastão dos direitos da Netflix sobre os personagens da Marvel, empresa que faz parte do grupo Disney. Dessa forma, o sexteto vai mudar de casa na ferrenha guerra dos streamings, segundo fontes ouvidas pelo site Deadline. A expectativa é que em breve a Disney anuncie em qual plataforma da companhia as séries serão disponibilizadas.

Na sexta-feira (11), assinantes da Netflix em vários países do planeta, dos Estados Unidos ao Brasil, começaram a notar um aviso de remoção incomum, no canto superior esquerdo da tela. Isso porque, geralmente, a plataforma informa a saída de um título na página da atração, deixando o recado em evidência, como agora foi feito.

Página da série Demolidor, na Netflix
Página da série Demolidor, na Netflix

Após acertar questões jurídicas, essas séries da Marvel serão oficialmente da Disney. Daí, a dona do Mickey Mouse terá de pensar em estratégias. Até o momento, as produções da Marvel originais estão sendo lançadas no Disney+

Porém, as atrações feitas para a Netflix tem conteúdo adulto (violência brutal, terror psicológico e sexo), com classificação indicativa de 16 ou 18 anos. A opção seria colocá-las no Star+. Isso em uma perspectiva do momento, pois há discussão interna de quebrar essa divisão e a Disney ter um único streaming, em todo o mundo.

Séries históricas

A trajetória de séries da Marvel na Netflix é histórica. Tudo começou em abril de de 2015, com a estreia de Demolidor. A primeira temporada chamou muito a atenção e chegou até a flertar com indicação ao Emmy de melhor drama. O público consumiu uma série de herói bem diferente da dos filmes da Marvel feitos para o cinema (ou de outras séries televisivas).

Essa parceria Marvel-Netflix, que terminou em junho de 2019 com a terceira temporada de Jessica Jones, criou a marca de entregar um produto mais maduro, de criar narrativas mais ousadas. Algumas atrações deram super certo, como Demolidor e Jessica Jones. Já Luke Cage e Punho de Ferro floparam. O quarteto de heróis são os Defensores, a “serie B” dos Vingadores.

Todas as séries da Marvel feitas para a Netflix estão conectadas com o Universo Cinematográfico da Marvel, o MCU, desde pequenas referências a ligações explícitas. Vilão em Demolidor, Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio), o Rei do Crime, apareceu na minissérie Gavião Arqueiro, do Disney+.

E o próprio Demolidor, interpretado por Charlie Cox, fez uma aparição breve no filme Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021). No caso, o herói surgiu com a identidade civil de Matt Murdock, advogado, atuando em defesa de Peter Parker, o Homem-Aranha.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade