Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
FRIEZA

Netflix dá declaração apática sobre acidente que matou atores de nova série

Produção da mexicana The Chosen One, baseada em HQ da Image Comics, foi suspensa

Publicado em 20/06/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A Netflix se pronunciou pela primeira vez, nesta segunda-feira (20), sobre a morte dos atores Raymundo Garduño Cruz e Juan Francisco González Aguilar, vítimas de um acidente de carro enquanto trabalhavam para uma nova série da gigante do streaming, no México. A empresa foi seca e apática na declaração, obtida pelo site Deadline, rotulando o caso como “acidente lamentável.”

“Estamos profundamente entristecidos pelo trágico acidente que tirou a vida de Ray Garduño e Juan Francisco González”, disse a nota oficial da Netflix. “Nossos pensamentos estão com os respectivos entes queridos e com os feridos desse acidente lamentável.”

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Na última quinta-feira (16), Cruz e Aguilar estavam em trânsito dentro de uma van, junto com mais seis pessoas da produção The Chosen One, gravada no Estado mexicano da Baixa Califórnia do Sul. No meio de uma estrada perto da região de Santa Rosalía, a caminho do aeroporto local, o veículo saiu do asfalto e capotou em uma área deserta.

Todos os seis sobreviventes ficaram feridos e se encontram em condições estáveis (dois atores e quatro operários da atração). Eles tiveram alta e se recuperam em casa.

A produtora britânica Redrum, responsável pelas gravações, também divulgou um comunicado oficial nesta segunda: “Todos nós da produção de The Chosen One estamos chocados com o trágico acidente ocorrido na quinta-feira passada”, falou a produtora. “Estamos profundamente tristes com o falecimento dos nossos colegas Ray Garduño e Juan Francisco González.”

“Apoiamos de perto todos os afetados por essa tragédia indescritível”, continuou. “A Redrum tem cooperado com as autoridades locais. Relatórios iniciais e depoimentos de testemunhas indicam que todos os protocolos de segurança foram cumpridos, e que este foi um acidente lamentável.”

A Netflix suspendeu a produção de The Chosen One. Passado o período de luto e com o fim das investigações da polícia, a expectativa é que as gravações sejam retomadas imediatamente.

A trama mexicana fantasiosa acompanha um menino de 12 anos que acha ser a segunda vinda de Jesus Cristo, destinado a salvar a humanidade. Em português, The Chosen One significa O Escolhido (não confundir com a série homônima brasileira). Alguns registros intitulam a atração como American Jesus, nome da HQ da Image Comics usada pela trama como base.

Raymundo Garduño Cruz (à esq.) e Juan Francisco González Aguilar

Condições precárias

A Redrum afirma que “todos os protocolos de segurança foram cumpridos”. Mas há o outro lado. 

Após a oficialização da morte dos atores, colegas deles foram à imprensa e redes sociais cobrar uma investigação séria sobre o acidente. Ao site The Daily Beast, Liliana Conlisk Gallegos, amiga de Aguilar, informou que havia reclamações no set sobre as péssimas condições de trabalho, com direito a “abuso e exploração.”

O escritor mexicano Rick Zazueta usou o Facebook para fazer um desabafo e expôs informações que recebeu sobre os bastidores da produção. “Pessoas próximas disseram que a logística da série estava sendo terrível”, escreveu. “Atores reclamavam constantemente do quanto estavam sendo maltratados, especificamente na área de transporte e logística: carros com painéis velhos, pneus furados, motoristas cansados ​​e explorados. [Os atores] eram transportados em vans como se fossem gados para poupar algum dinheiro.

O site Variety conversou com um motorista que conhece bem a estrada onde o acidente ocorreu. Segundo ele, o local da fatalidade “é o mais perigoso da estrada, cheio de buracos e curvas. Muitos acidentes acontecem ali.”

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....