AMEI!

Netflix altera botão de curtir pela primeira vez em 5 anos

Entenda por que essa mudança foi feita e saiba qual a funcionalidade da nova opção

Publicado em 11/04/2022

A Netflix alterou a forma do assinante avaliar as produções da plataforma, mudança que mexe no sistema do botão de curtir e reprovar há cinco anos em funcionamento. A partir desta segunda-feira (11), o cliente da gigante do streaming terá a opção do botão Amei!, além do Gostei e Não É Para Mim. A nova escolha servirá para o serviço filtrar com ainda mais precisão atrações similares àquelas amadas pelo espectador.

“Pense na opção Amei! como um jeito de influenciar ainda mais as suas recomendações de filmes e séries”, disse Christine Doig-Cardet, diretora de inovação de produtos da empresa, em nota. A ideia é oferecer ao assinante mais controle sobre o que realmente curtiu e curtiu muito.

“A experiência nos mostrou que a classificação vai além de simplesmente gostar ou não. Esse novo jeito para você nos dizer que realmente curtiu algum título proporcionará recomendações ainda mais específicas para o seu perfil”, informou a executiva.

Em 2017, a Netflix se livrou da antiga classificação, que era uma votação no formato de cinco estrelas. Nela, a pessoa tinha mais possibilidades de avaliação. Então, a empresa colocou em prática o sistema binário do Gostei (polegar para cima, o joinha) e Não É Para Mim (polegar para baixo).

As duas simples opções provaram-se insuficientes. A Netflix trabalhou em uma turbinada no método e, primeiramente, pensou em adicionar um botão com um coraçãozinho, simbolizando o Amei!.

Mas nos testes com assinantes, essa sugestão do coraçãozinho foi reprovada. Muitos participantes esperavam ver dois joinhas, que acabou sendo o símbolo aprovado.

A Netflix realizou os tais testes ao redor do mundo, durante o segundo semestre de 2021. Foram realizadas várias entrevistas e pesquisas. Quem passou a usar o botão Amei! percebeu que as recomendações da plataforma ficaram melhores, mais apuradas.

O novo botão Amei! poderá ser usado na TV, no site da Netflix e em aparelhos Android e iOS. ⬩

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade