Minissérie da HBO, Scenes From a Marriage (Cenas de um Casamento, em tradução direta) é estressante e causa uma tortura psicológica naqueles telespectadores que se contorcem ao ver um casal travar longas discussões sobre banalidades da vida a dois. Porém, há quem goste de uma DR alheia e se delicia com debates sobre bobagens, tratadas como se fossem uma questão humanitária global de suma importância.
Discutir a relação (a infame DR) talvez seja o principal ônus de um lance ou romance. O drama do canal premium explora os mínimos detalhes desse pesadelo em cinco episódios, que na esmagadora maioria do tempo só têm duas pessoas em cena expondo intimidades em uma conversa.
A amargura de Cenas de um Casamento
Estrelada por Oscar Isaac e Jessica Chastain, Scenes From a Marriage tem como base a minissérie sueca homônima clássica, de 1973. O produtor israelense Hagar Levi (The Affair, In Treatment) é quem fez a adaptação moderna.
O foco da atração é o aparente perfeito casal Jonathan (Isaac) e Mira (Jessica), moradores da cidade de Boston (EUA). Ele é um professor de filosofia na prestigiada universidade Tufts. Ela é uma funcionária importante de uma multinacional de tecnologia.
A audiência os conhece durante uma entrevista que eles dão a uma universitária que realiza uma pesquisa sobre a rotina no casamento na sociedade contemporânea, com foco no papel do homem e da mulher na dinâmica dentro do lar, dos afazeres domésticos ao orçamento da casa.
Logo ali se percebe que Jonathan e Mira não estão na mesma página daquela relação duradora, que rendeu uma filha pequena e uma residência grande, confortável e de alto padrão. O homem intelectual pinta para a pesquisadora um retrato de casamento que Mira apenas acena por educação, não necessariamente concordando com o que foi dito.
Jonathan, inclusive, não se constrange em responder questões direcionadas a mulher, quando ela fica calada após uma pergunta da estudante. Algo naquela relação não cheira bem.
Futilidades e coisas importantes
Scenes From a Marriage aborda debates sérios dentro de uma relação (que não serão citados aqui para evitar spoilers). Contudo, o grosso da trama consiste em um bate-boca banal típico da expressão tempestade em copo d’água.
Uma simples reforma em um cômodo da casa vira um problemão. Trazer à tona a frequência de sexo também gera um caos. E por aí vaí, até chegar no ponto em que um joga na cara do outro os piores defeitos do parceiro com quem há tanto tempo conviveu… até passar alguns minutos e o pedido de desculpa surgir.
A minissérie traz na tela as emoções mais desconfortáveis do ser humano, condensadas em um casal cujo problema está na falta de simetria, causada pelas diferenças de motivações profissionais e sentimentos de inferioridade.
Assistir Scenes From a Marriage é uma experiência que esgota as energias. Só vale mesmo a pena pelas atuações de alto nível de Oscar Isaac e Jessica Chastain, ambos formados na renomada escola de artes Julliard e com experiências no teatro. Os dois já tinham vivido um casal na frente das câmeras, no filme O Ano Mais Violento (2014).
Vale também para aquela pessoa que reclama quando um estranho começa a conversar alto ao celular no transporte público, claramente protagonizando uma DR com alguém. Mas a reclamação não é pelo distúrbio ao silêncio, mas por não colocar o celular no viva-voz para dar chance de ouvir o outro lado da discussão.
Episódios inéditos de Scenes From a Marriage são exibidos pela HBO aos domingos, às 22h. A série é disponibilizada na HBO Max, a plataforma da Warner.
Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:
Facebook: ObservatorioSeries
Twitter: @obsdeseries