Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
CRÍTICA

Scenes From a Marriage é convite para assistir à uma DR alheia

Minissérie da HBO esgota o telespectador com debates protagonizados por um casal em crise

Publicado em 29/09/2021
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Minissérie da HBO, Scenes From a Marriage (Cenas de um Casamento, em tradução direta) é estressante e causa uma tortura psicológica naqueles telespectadores que se contorcem ao ver um casal travar longas discussões sobre banalidades da vida a dois. Porém, há quem goste de uma DR alheia e se delicia com debates sobre bobagens, tratadas como se fossem uma questão humanitária global de suma importância.

Discutir a relação (a infame DR) talvez seja o principal ônus de um lance ou romance. O drama do canal premium explora os mínimos detalhes desse pesadelo em cinco episódios, que na esmagadora maioria do tempo só têm duas pessoas em cena expondo intimidades em uma conversa.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A amargura de Cenas de um Casamento

Estrelada por Oscar Isaac e Jessica Chastain, Scenes From a Marriage tem como base a minissérie sueca homônima clássica, de 1973. O produtor israelense Hagar Levi (The Affair, In Treatment) é quem fez a adaptação moderna.

O foco da atração é o aparente perfeito casal Jonathan (Isaac) e Mira (Jessica), moradores da cidade de Boston (EUA). Ele é um professor de filosofia na prestigiada universidade Tufts. Ela é uma funcionária importante de uma multinacional de tecnologia.

A audiência os conhece durante uma entrevista que eles dão a uma universitária que realiza uma pesquisa sobre a rotina no casamento na sociedade contemporânea, com foco no papel do homem e da mulher na dinâmica dentro do lar, dos afazeres domésticos ao orçamento da casa.

Logo ali se percebe que Jonathan e Mira não estão na mesma página daquela relação duradora, que rendeu uma filha pequena e uma residência grande, confortável e de alto padrão. O homem intelectual pinta para a pesquisadora um retrato de casamento que Mira apenas acena por educação, não necessariamente concordando com o que foi dito. 

Jonathan, inclusive, não se constrange em responder questões direcionadas a mulher, quando ela fica calada após uma pergunta da estudante. Algo naquela relação não cheira bem.

Oscar Isaac abraça Jessica Chastain em episódio de Scenes From a Marriage (Divulgação/HBO)

Futilidades e coisas importantes

Scenes From a Marriage aborda debates sérios dentro de uma relação (que não serão citados aqui para evitar spoilers). Contudo, o grosso da trama consiste em um bate-boca banal típico da expressão tempestade em copo d’água.

Uma simples reforma em um cômodo da casa vira um problemão. Trazer à tona a frequência de sexo também gera um caos. E por aí vaí, até chegar no ponto em que um joga na cara do outro os piores defeitos do parceiro com quem há tanto tempo conviveu… até passar alguns minutos e o pedido de desculpa surgir.

A minissérie traz na tela as emoções mais desconfortáveis do ser humano, condensadas em um casal cujo problema está na falta de simetria, causada pelas diferenças de motivações profissionais e sentimentos de inferioridade.

Assistir Scenes From a Marriage é uma experiência que esgota as energias. Só vale mesmo a pena pelas atuações de alto nível de Oscar Isaac e Jessica Chastain, ambos formados na renomada escola de artes Julliard e com experiências no teatro. Os dois já tinham vivido um casal na frente das câmeras, no filme O Ano Mais Violento (2014).

Vale também para aquela pessoa que reclama quando um estranho começa a conversar alto ao celular no transporte público, claramente protagonizando uma DR com alguém. Mas a reclamação não é pelo distúrbio ao silêncio, mas por não colocar o celular no viva-voz para dar chance de ouvir o outro lado da discussão.

Episódios inéditos de Scenes From a Marriage são exibidos pela HBO aos domingos, às 22h. A série é disponibilizada na HBO Max, a plataforma da Warner.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....