Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
DR SEM FIM

Ross traiu Rachel em Friends? Maior dilema das séries completa 25 anos

Um quarto de século depois, o debate sobre o significado de 'dar um tempo' continua vivo

Publicado em 13/02/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Há exatos 25 anos nasceu o maior dilema das séries. Em 13 de fevereiro de 1997, Friends (1994-2004, HBO Max) deu início à problemática que culmina na seguinte pergunta: Ross traiu a Rachel? O debate é tão intenso porque não existe explicação certa, embora a pessoa defensora de um dos lados acredite que sim. A própria comédia apresenta várias soluções possíveis, aumentando ainda mais a polarização.

Nessa época do ano, em 1997, Friends estava na reta final da terceira temporada. Ross (David Schwimmer) e Rachel (Jennifer Aniston) namoravam, união do principal casal da série. Contudo, o paleontólogo estava inseguro na relação, com ciúme de Mark (Steven Eckholdt), colega de trabalho de Rachel na loja Bloomingdale’s.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Mark ajudou a jovem mimada a conseguir esse emprego. E mesmo ele mudando de empresa, os dois mantiveram a amizade. Ross não engolia o “rival” e procurava marcar território a todo instante, exagerando no afeto com a namorada e tentando afastar o “concorrente” (Rachel não sabia então, mas Mark tinha uma queda por ela).

Em 13 de fevereiro daquele ano, Friends exibiu o episódio-chave do dilema. Batizado de Aquele em que Ross e Rachel Dão um Tempo, o capítulo terminou em DR intensa. Era o dia do aniversário deles, um ano juntos, e Ross forçou a barra na comemoração da data, levando uma “festinha” para o trabalho da namorada, que não gostou nada daquilo.

Perdido na discussão, Ross soltou uma pergunta pela qual se arrependeu amargamente: “Isso é sobre o Mark?”. Aquilo foi a gota d’água para Rachel, que propôs dar um tempo na relação. No mesmo dia, o professor encheu a cara e transou com a desejada garota do xerox, Chloe (Angela Featherstone).

Ross (Schwimmer) encara Rachel (Jennifer) em cena da DR eterna de Friends (Reprodução/NBC)

Terminaram ou não?

Rachel descobriu essa aventura de Ross. Aí iniciou o entrave. Para ele, a relação tinha terminado, como revelou aos amigos Chandler (Matthew Perry) e Joey (Matt LeBlanc). Mas Rachel entendeu a situação de forma diferente. Aquele ato foi traição, pois os dois ainda estavam namorando, segundo ela.

Porém, em conversa com a melhor amiga, Monica (Courteney Cox), Rachel concordou que eles sim terminaram. No episódio seguinte, os dois travaram nova discussão, que começou por volta das 21h e varou a noite, concluída perto das 3h da manhã. 

Na troca de argumentações, Ross disse: “eu achei que não havia mais relacionamento”, após a briga do “vamos dar um tempo”. Ele até afirmou com toda a certeza: “Nós tínhamos terminado!”. Mas Rachel rebateu: “Nós estávamos terminando…”

A tréplica do irmão da Monica foi: “Para mim, [dar um tempo] podia durar para sempre. É uma separação”. A ex-garçonete do Central Perk devolveu fazendo uma observação importante, em forma de pergunta: “Você acha que vai se safar por um detalhe?”

Debate eterno

Os dois romperam a relação amorosa de vez na ocasião, mas o debate sobre a interpretação de “deram um tempo” perdurou durante toda a série, virando até um bordão de Ross. Vez ou outra o assunto voltava à tona. 

Em um voo para Londres, indo no casamento de Ross com Emily (Helen Baxendale), Rachel resolveu contar toda essa história ao passageiro sentado ao lado, vivido por Hugh Laurie (House). Ele deu o veredito “me parece perfeitamente claro que vocês estavam separados”, discordando da visão dela.

Onde quer que estejam, os atores são questionados sobre o assunto. Em 2020, no talk show do Jimmy Fallon, David Schwimmer falou sobre qual tema os fãs mais comentam com ele: o “dar um tempo”.

“As pessoas são muito envolvidas com isso, apaixonadamente divididas”, disse o ator. “E não deveria nem haver discussão sobre, eles tinham terminado”, decretou, em meio a risos.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....