Há exatos 25 anos nasceu o maior dilema das séries. Em 13 de fevereiro de 1997, Friends (1994-2004, HBO Max) deu início à problemática que culmina na seguinte pergunta: Ross traiu a Rachel? O debate é tão intenso porque não existe explicação certa, embora a pessoa defensora de um dos lados acredite que sim. A própria comédia apresenta várias soluções possíveis, aumentando ainda mais a polarização.
Nessa época do ano, em 1997, Friends estava na reta final da terceira temporada. Ross (David Schwimmer) e Rachel (Jennifer Aniston) namoravam, união do principal casal da série. Contudo, o paleontólogo estava inseguro na relação, com ciúme de Mark (Steven Eckholdt), colega de trabalho de Rachel na loja Bloomingdale’s.
Mark ajudou a jovem mimada a conseguir esse emprego. E mesmo ele mudando de empresa, os dois mantiveram a amizade. Ross não engolia o “rival” e procurava marcar território a todo instante, exagerando no afeto com a namorada e tentando afastar o “concorrente” (Rachel não sabia então, mas Mark tinha uma queda por ela).
Em 13 de fevereiro daquele ano, Friends exibiu o episódio-chave do dilema. Batizado de Aquele em que Ross e Rachel Dão um Tempo, o capítulo terminou em DR intensa. Era o dia do aniversário deles, um ano juntos, e Ross forçou a barra na comemoração da data, levando uma “festinha” para o trabalho da namorada, que não gostou nada daquilo.
Perdido na discussão, Ross soltou uma pergunta pela qual se arrependeu amargamente: “Isso é sobre o Mark?”. Aquilo foi a gota d’água para Rachel, que propôs dar um tempo na relação. No mesmo dia, o professor encheu a cara e transou com a desejada garota do xerox, Chloe (Angela Featherstone).
Terminaram ou não?
Rachel descobriu essa aventura de Ross. Aí iniciou o entrave. Para ele, a relação tinha terminado, como revelou aos amigos Chandler (Matthew Perry) e Joey (Matt LeBlanc). Mas Rachel entendeu a situação de forma diferente. Aquele ato foi traição, pois os dois ainda estavam namorando, segundo ela.
Porém, em conversa com a melhor amiga, Monica (Courteney Cox), Rachel concordou que eles sim terminaram. No episódio seguinte, os dois travaram nova discussão, que começou por volta das 21h e varou a noite, concluída perto das 3h da manhã.
Na troca de argumentações, Ross disse: “eu achei que não havia mais relacionamento”, após a briga do “vamos dar um tempo”. Ele até afirmou com toda a certeza: “Nós tínhamos terminado!”. Mas Rachel rebateu: “Nós estávamos terminando…”.
A tréplica do irmão da Monica foi: “Para mim, [dar um tempo] podia durar para sempre. É uma separação”. A ex-garçonete do Central Perk devolveu fazendo uma observação importante, em forma de pergunta: “Você acha que vai se safar por um detalhe?”
Debate eterno
Os dois romperam a relação amorosa de vez na ocasião, mas o debate sobre a interpretação de “deram um tempo” perdurou durante toda a série, virando até um bordão de Ross. Vez ou outra o assunto voltava à tona.
Em um voo para Londres, indo no casamento de Ross com Emily (Helen Baxendale), Rachel resolveu contar toda essa história ao passageiro sentado ao lado, vivido por Hugh Laurie (House). Ele deu o veredito “me parece perfeitamente claro que vocês estavam separados”, discordando da visão dela.
Onde quer que estejam, os atores são questionados sobre o assunto. Em 2020, no talk show do Jimmy Fallon, David Schwimmer falou sobre qual tema os fãs mais comentam com ele: o “dar um tempo”.
“As pessoas são muito envolvidas com isso, apaixonadamente divididas”, disse o ator. “E não deveria nem haver discussão sobre, eles tinham terminado”, decretou, em meio a risos.
Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:
Facebook: ObservatorioSeries
Twitter: @obsdeseries