Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
PREMONIÇÃO

Profecia de Years and Years sobre conflito Rússia vs. Ucrânia assusta; veja

Mais precisa do que Os Simpsons, Black Mirror da HBO impressiona por prognóstico exato

Publicado em 26/02/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Black Mirror da HBO, a série Years and Years (2019) ousou há três anos com as mais diversas profecias sobre um futuro nem tão distante. Entre alguns flops, como a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos, uma previsão se tornou realidade em cheio: o conflito militar entre Rússia e Ucrânia. O que impressiona e assusta nisso é a exatidão das circunstâncias.

Years and Years é produção da rede BBC e apresentou no centro da trama a família Lyons, residente na cidade de Manchester, Inglaterra. Uma das integrantes do clã, Rosie Lyons (Ruth Madeley), tem um filho em 2019 e o tio do garoto, Daniel Lyons (Russell Tovey), se preocupa com o que o sobrinho irá se deparar no futuro.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A série usa cada aniversário do menino para demarcar um ano. O noticiário atualiza o telespectador dos acontecimentos ao redor do mundo. Quando chega em 2022, um telejornal avisa que o “exército ucraniano tomou o controle do governo [local]”. 

Outro informa sobre a “convocação do exército soviético para Kiev”, capital da Ucrânia, “para manter a estabilidade”. Enquanto o âncora dá essa informação, imagens de tanques de guerra e soldados russos  marchando nas ruas são mostradas na tela; a Rússia toma controle da Ucrânia. Exatamente como ocorre nesse começo de 2022, na realidade.

Imagem do primeiro episódio de Years and Years

Crise de refugiados

A situação provoca uma crise de refugiados, tema tratado ao longo de Years and Years, conforme o tempo passa. No ano de 2024, os ingleses fazem protestos porque o número de refugiados ucranianos no Reino Unido aumentou exponencialmente. “Segundo estimativas, mais de dez mil entrarão [no país], diz o noticiário.

Daniel chefia um campo de refugiados, dando assistência e moradia temporária (em contêineres) a eles. Cerca de 60 refugiados estão no local. A Ucrânia está dominada pela Rússia, com soldados nas ruas, e quem não segue a cartilha dos invasores corre risco.

Didaticamente, Daniel explica a diferença entre imigrantes e refugiados, devido à resistência da população inglesa a esse apoio assistencialista. “97% da Ucrânia votou pela cidadania russa, se é que isso não foi armação. Agora a Rússia tem o nome dos outros 3%. Estão falando em ‘relocá-los’, mas não definem o que é isso, o que é assustador. Ou seja, é expurgo. Eles são refugiados”.

Banida na China, elogiada pela crítica e muito bem aceita pelo público internacional, Years and Years está disponível no streaming HBO Max. A minissérie é composta de seis episódios.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....