Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
LIÇÃO PARA A VIDA

O dia em que Friends ensinou sobre toda boa ação ser egoísta

Phoebe (Lisa Kudrow) sofreu, mas não conseguiu provar o contrário

Publicado em 25/12/2021
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

E aí, ganhou presentes do Papai Noel por ter sido um exemplo de pessoa em 2021? Seja como for, saiba de uma coisa: toda boa ação é egoísta. Isso foi o que Joey (Matt LeBlanc), logo ele, nos ensinou muito bem no quarto episódio da quinta temporada de Friends (1994-2004, HBO Max), deixando Phoebe (Lisa Kudrow) boquiaberta; ainda mais após descobrir aquela verdade sobre o bom velhinho.

Joey foi sucinto e convicto ao afirmar para Phoebe: “Não existe boa ação altruísta”. Ou seja, tudo o que fazemos de bom ao próximo só se concretiza porque aquilo nos deixa felizes. É o exemplo do voluntariado. Por mais que alguém deixe o sábado ou o domingo de descanso em prol de uma causa social, no final do dia essa pessoa se sente contente e realizada. E normalmente diz aos outros como ajudar quem precisa faz bem.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Phoebe insistente 

Inconformada e determinada em provar que Joey estava errado, Phoebe entrou em um espiral de boas ações tentando ficar triste após ajudar o próximo. Ela queria contrapor o argumento de haver egoísmo em uma boa ação.

“Não acredito que não exista uma boa ação altruísta”, reclamou Phoebe a Monica (Courteney Cox) e a Rachel (Jennifer Aniston). Ela compartilhou uma tentativa frustrada, como limpar a varanda do vizinho (ele viu e a obrigou a tomar suco e comer cookies). “Aí eu fiquei super feliz, idiota!”, reagiu.

Rachel até concordou com Joey, afirmando que de fato toda boa ação é egoísta. Phoebe se revoltou: “Eu acabei de ter três crianças e elas não vão viver em um mundo no qual Joey esteja com a razão!”

Phoebe acreditou ter encontrado uma boa ação altruísta. Ela ligou para Joey, que estava participando de um Teleton na rede PBS, e contou sobre ter deixado uma abelha picá-la: “A abelha será respeitada pelas outras abelhas. A abelha está feliz e eu, nem um pouco”. 

Joey cortou o barato da amiga: “Você sabe que a abelha morreu depois que picou você certo?”. Phoebe ficou sem palavras ao ouvir aquilo.

Phoebe (Lisa Kudrow) após ter sido picada por uma abelha (Reprodução/NBC)

Quase nas últimas, ela pensou em uma ideia. Por mais que odiasse a PBS, por causa de um trauma de infância, Phoebe decidiu doar US$ 200 ao Teloton. Ela ligou para Joey e deixou claro: “Eu vou fazer uma boa ação, mas não vou ficar feliz”. A loira finalmente pensou ter achado uma boa ação altruísta.

A doação dela fez o Teloton da PBS ultrapassar a meta do ano anterior de arrecadação. O apresentador foi até Joey, o atendente da ligação especial. “Minha doação fez Joey aparecer na TV. Estou tão…”, Phoebe não completou a frase, ao colocar a mão na boca, por perceber que estava contente após ter feito uma boa ação.

Fora ter de viver em um mundo no qual Joey estava certo, Phoebe recebeu em choque a notícia de que o Papai Noel não existe, ficando com o semblante atônito.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....