Eis algo impossível de imaginar: Gossip Girl (2007-2012) sem a voz de Kristen Bell contando os maiores bafos dos adolescentes abastados de Upper East Side, em Manhattan. Mas, acredite, isso quase se concretizou. A narração da atriz foi rejeitada logo no piloto (primeiro episódio) por uma plateia que assistia à série como parte de um teste de audiência.
Josh Schwartz e Stephanie Savage, criadores de Gossip Girl (também conhecida no Brasil como A Garota do Blog), abriram as cortinas dessa situação curiosa na estreia do podcast XOXO, apresentado pela atriz Jessica Szohr, a Vanessa da trama teen.
A dupla de produtores tinha uma coisa certa em mente: Kristen Bell seria a narradora da história. Tanto que nenhuma outra atriz foi cogitada para esse papel. Contudo, o teste de audiência serviria de termômetro, ver se ela se daria bem nessa função.
Os participantes do grupo tinham um mecanismo em mãos bem simples. Assim que achassem legal alguma coisa vista na tela, eles giravam um botão para cima. Caso torcessem o nariz, botão girado para baixo.
“Interessante que toda vez que a voz de Kristen entrava, o público reagia negativamente”, lembrou Josh Schwartz. “As pessoas estavam envolvidas com a trama e estranharam aquela voz”. Surgiu um obstáculo, pois a narração fazia a plateia perder interesse na série.
Então, uma decisão precisou ser tomada: “Daí questionamos, cortamos a narração? [Decidimos] que não. Esse elemento era parte crucial da série e teríamos de pagar para ver.”
Schwartz elogiou muito Kristen Bell e fez questão de ressaltar que ela “foi uma das peças mais importantes da escalação de elenco de toda a série”. Por ter tanta importância, a atriz foi a primeira pessoa que a dupla entrou em contato após a confirmação do reboot, tratada como prioridade máxima.
“Nessa nova série, com uma nova geração e elenco… a peça que precisávamos era Kristen”, contou Schwartz. “É a peça que faria a atração ficar a cara de Gossip Girl porque ela é tão… ela é o tom [da trama], ela dá o tom.”
A Gossip Girl mãe (seis temporadas) e o reboot (atualmente com uma temporada) estão disponíveis na HBO Max.
Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:
Facebook: ObservatorioSeries
Twitter: @obsdeseries