A deslumbrante série italiana My Brilliant Friend retornou na HBO com a terceira temporada, novos episódios lançados sempre nas noites de segunda-feira (e disponibilizados no streaming HBO Max). O drama entra em fase mais adulta, estrelada por duas jovens. No próximo ano, o último, elas serão substituídas por atrizes mais velhas.
My Briliant Friend acompanha a amizade cheia de altos e baixos entre Lila e Lenu, da infância até a terceira idade, baseada na tetralogia escrita por Elena Ferrante. Cada temporada adapta um livro da obra batizada no Brasil de A Amiga Genial.
Gaia Girace (a Lila) e Margherita Mazzucco (Lenu) vivem as respectivas personagens desde a primeira temporada, começando na adolescência. As duas continuaram na trama durante a transição para a vida adulta e, agora, atingem certa maturidade por volta dos 20 e tantos anos.
Novatas na atuação, as duas protagonistas são muito jovens. Gaia tem 18 anos e Margherita, 19. Viver personagens perto dos 30 anos de idade é o limite da veracidade. Por isso, conforme noticiado pelo jornal The New York Times, vai haver uma troca na (ainda não confirmada) quarta temporada.
My Brilliant Friend iniciou a narrativa nos anos 1950. A terceira leva aborda a década de 1970. E foi um esforço danado transformar as atrizes em versões amadurecidas de Lenu e Lila.
Margherita, por exemplo, encarava uma maratona diária de duas horas de maquiagem, para esconder as espinhas. O time de figurinistas também entravam na rotina, pois ela precisava usar uma cintura fake, escondendo a silhueta da juventude.
As duas já trabalham em outros projetos; Margherita está em uma série mantida em absoluto segredo. A HBO e a emissora italiana Rai ainda não anunciaram oficialmente a quarta temporada. Porém, é quase impossível não haver essa continuação, que é o desfecho contado no livro História da Menina Perdida em dois períodos: transição para os anos 1980 e de 1985 a 2010.
Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:
Facebook: ObservatorioSeries
Twitter: @obsdeseries