“Não é HBO, é só TV“. Essa piada com o slogan clássico da HBO -“não é TV, é HBO“- foi feita pelo comediante John Oliver durante o programa Last Week Tonight, tirando onda da falta de identidade e confusão com o nome do streaming da WarnerMedia. Executivos do conglomerado admitem problemas com a marca HBO Max e planejam mudança.
É o que mostra reportagem desta semana da CNBC, canal pago americano especializado no mercado financeiro, que ouviu ex-funcionários e colaboradores atuais da empresa. O incômodo com o nome HBO Max vem desde antes do lançamento oficial, em 27 de maio do ano passado. A fusão da WarnerMedia com o grupo Discovery é a oportunidade de repaginar o serviço.
É HBO, só que não
O conglomerado WarnerMedia tem na HBO a maior grife, símbolo de excelência na TV. Logo, faz sentido criar um nome de um streaming com a marca. Porém, a HBO Max vai muito mais além de programas da HBO, com um conteúdo espetacularmente vasto da videoteca da Warner, com séries do tipo Friends (1994-2004) e The Big Bang Theory (2007-2019).
“Na verdade, a HBO Max é o nosso combo da TV paga”, comentou um atual executivo da WarnerMedia para a CNBC, sem revelar a identidade. “O ideal é a HBO ter uma sub-marca dentro de um streaming batizado com outro nome. Tudo isso pode ser resolvido assim que David [Zaslav] assumir o controle.”
Esse David Zaslav é o atual diretor-executivo do grupo Discovery e vai assumir a WarnerMedia em 2022, após detalhes burocráticos finalizarem a junção. O tema mudança de nome da HBO Max, ou ao menos uma discussão séria sobre o assunto, é tratado como prioridade.
Isso porque a tendência é que todo o conteúdo da Discovery entre no streaming, só não se sabe se em um pacote separado ou junto e misturado. O grupo Discovery tem 19 canais, que vão do Food Network ao Animal Planet. Assim, o streaming iria se distanciar ainda mais do que é a HBO.
“[HBO Max] parece o nome de um produto que é uma HBO turbinada“, falou um ex-executivo da Warner que deixou a companhia no ano passado. “Só quem conhece o serviço de perto e está familiarizado com o conteúdo que vai saber a diferença.“
Mudar não é fácil
Aos trancos e barrancos, a HBO Max está se consolidando no mercado, mesmo com problemas operacionais do serviço. A plataforma chegou ao número de 69 milhões de assinantes no mundo todo, segundo dados do balanço do terceiro trimestre deste ano.
A plataforma está bem atrás da Netflix, Prime Video e Disney+, mas consegue ficar à frente do Paramount (ViacomCBS) e Peacock (NBCUniversal), outros rivais.
Um ano e meio após o lançamento, a HBO Max é conhecida no mercado. Mudar a identidade pode ser prejudicial e causar ainda mais confusão.
Pensar em um título bom é complicado. HBO Max surgiu para passar a ideia de que o streaming tem a HBO e “mais”. Chamar de algo como Warner “mais alguma coisa” também corre o risco de ser impreciso. Quem tiver alguma sugestão é só mandar para os executivos da WarnerMedia. Eles vão agradecer.
Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:
Facebook: ObservatorioSeries
Twitter: @obsdeseries