Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
HOMENAGEM

Gunther simbolizou a essência de Friends: café e amor à Rachel

Intérprete do barista na comédia, o ator James Michael Tyler morreu neste domingo (24)

Publicado em 24/10/2021
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Considerado o sétimo elemento de Friends (1994-2004; HBO Max), o ator James Michael Tyler morreu neste domingo (24), aos 59 anos, vítima de um câncer na próstata. Ele eternizou o personagem Gunther na comédia lendária, se tornando um símbolo essencial da trama: sempre presente no Central Perk, observando os seis amigos de longe, e amando Rachel (Jennifer Aniston) de todo o coração.

Era como se Gunther representasse todos os telespectadores, aqueles com uma queda por Rachel, que queriam um dia passar uma tarde ou noite na cafeteria e olhar, mesmo à distância, as aventuras daquele sexteto.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Só os protagonistas apareceram mais em Friends do que o gerente do Central Perk. Gunther esteve em 185 episódios, da primeira à última temporada, muitos deles sem falar nada, só ali atrás do balcão servindo os clientes.

Desde o primeiro instante, Gunther se apaixonou por Rachel, não muito diferente de boa parte do público.  Entre idas e vindas, micos e foras, aquele sentimento ficou guardado. Até que no último capítulo, ao vê-la partindo para Paris, Gunther confessou amá-la perdidamente, declaração dada no Central Perk (óbvio). Com carinho, Rachel o rejeitou –e Ross (David Schwimmer), o amor da vida dela, viu de camarote tudo aquilo.

Esse amor não correspondido de Gunther foi fundamental para a movimentação da série, e inserção do personagem na trama, representando o carinho do público pela Rachel. Até houve um debate entre os roteiristas de colocar os dois morando juntos em algum momento, mas Jennifer e Tyler rejeitaram a ideia. A boa dinâmica entre os dois se perderia. Eles estavam certos.

Perto, mas longe

Gunther estava sempre muito próximo, fisicamente, dos amigos. Mas não fazia parte do ciclo de amizade, de fato. Eventos importantes nas vidas do sexteto não tiveram a presença do barista, como os casamentos de Ross em Londres e da Monica (Courteney Cox) com Chandler (Matthew Perry).

Em uma festinha ou outra ele estava lá, seja em aniversários ou mesmo em uma das despedidas de solteiro de Ross. Era meio aleatória a presença dele fora do Central Perk.

Friends sobre levar essa indiferença com Gunther muito bem. A pouca atenção dada a ele pelos amigos foi motivo de constantes piadas. Certa vez, Chandler ficou sem graça porque não sabia o sobrenome de Gunther. “Central Perk?“, respondeu o sarcástico marido da Monica. Bom, ninguém sabe até hoje o sobrenome dele, registra-se.

Isso virou uma coisa tão grande que até ultrapassou os limites de Friends. Matt LeBlanc, o Joey, viveu uma versão dele mesmo na comédia Episodes (2011-2017). Nessa série, LeBlanc era ator de uma atração chamada Pucks. Ele queria chamar algum colega de Friends para participar de um vídeo promocional. Não conseguiu nenhum dos outros cinco protagonistas. Então, o jeito foi chamar James Michael Tyler, o próximo da lista.

LeBlanc teve dificuldade de entrar em contato porque, na trama de Episodes, todos os outros amigos o ignoravam, não queriam saber de conversa. Enquanto isso, Tyler tinha contato permanente com todos, incluindo Jennifer. Ele falou para LeBlanc: “Você é o único com quem eu não falo com frequência.

Presente no especial da HBO Max, o ator não sentou no sofá icônico, mas apareceu em um vídeo. Mesmo distante, ele espalhou carinho e gratidão e foi reconhecido por todo o elenco. Agora, resta a quem ficou sempre lembrá-lo como o sétimo elemento de Friends, tal qual foi.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....