O ator Eric Dane tem 31 anos de carreira em Hollywood e agora, em 2022, está no auge. Na pele de Cal Jacobs na série Euphoria, pai desequilibrado e magnata no mundo dos imóveis, ele entrega atuações inesquecíveis e tocantes. É um trabalho que supera outros bons, realizados em Grey’s Anatomy e The Last Ship (2014-2018).
Eric Dane apareceu em dez episódios de Euphoria (e vem mais por aí). Sem dúvida, o mais emblemático foi o da semana passada, o quarto da segunda temporada, no qual Cal chutou o balde. Ele revelou à família, mulher e os dois filhos, que é gay e tem uma vida paralela cheia de traições.
A cena foi intensa e demorou um dia todo para ser gravada. O desabafo de Cal saiu de um monólogo de quatro páginas do roteiro, no qual o ator precisou ser cirúrgico, demonstrando todo tipo de emoção. Cal estava bêbado, mas ciente do que falava. E oscilava do riso ao semblante sério, do deboche ao discurso profundo sobre identidade e estar confortável na própria pele, largando a mentira e a vida de aparências.
Cal é um personagem que permite Eric Dane ir a extremos. Principalmente na segunda temporada de Euphoria, o pai do Nathan (Jacob Elordi) ganhou outras camadas, explorando os sentimentos mais íntimos e primitivos. E o ator matou no peito a responsabilidade e saiu jogando de letra.
De médico a militar
Na atuação desde 1991, quando deu às caras em um episódio de Saved by the Bell (Uma Galera do Barulho, 1989-1992), Eric Dane fez de tudo no mundo do entretenimento. Mas há duas atuações que se sobressaem: em Grey’s Anatomy e The Last Ship. Embora marcantes, não superam os momentos de “euforia”.
Encarnando o cirurgião plástico Mark Sloan, o ator fez história em Grey’s Anatomy. O médico o tornou famoso em todo o mundo, aparecendo em 139 episódios do drama. O doutor, amigo de longa data de Derek Shepherd (Patrick Dempsey) era meio ordinário, mulherengo. Mas apesar de tudo, conquistou uma base leal de fãs.
A morte de Mark Sloan chocou a todos, dentro e fora da trama, e o sobrenome dele está eternizado na placa do hospital central da série, o Grey Sloan Memorial.
Saiu o jaleco e entrou a farda. Em The Last Ship (Globoplay), atração bem menos popular do que Grey’s Anatomy, Eric Dane ganhou o papel de protagonista, o almirante Tom Chandler. No comando do navio Nathan James, ele se dedicou a achar a cura para o vírus que matou 80% da população mundial.
Ali, Dane interpretou um militar clássico durante as cinco temporadas, homem de coragem, de honra e com autoridade.
Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:
Facebook: ObservatorioSeries
Twitter: @obsdeseries