Protagonista de Euphoria, Zendaya recuou no começo da segunda temporada para colegas da série brilharem, tipo Angus Cloud (o Fez), Sydney Sweeney (Cassie) e Eric Dane (Cal). Então, chegou o quinto episódio da leva e a vencedora do Emmy de 2020 entregou uma obra-prima em episódio catártico, capaz de colocá-la como favorita ao Oscar da TV deste ano.
[Atenção: spoilers a seguir]
No capítulo Stand Still Like the Hummingbird, exibido no domingo (6) pela HBO, a adolescente Rue (Zendaya) esteve no centro de toda a trama. Dentro de 24 horas, ela passou por uma abstinência de drogas severa após a mãe e a irmã descobrirem a mala cheia de entorpecentes e jogarem tudo fora, usando a descarga do vaso sanitário.
Desesperada, tanto pelo dinheiro que teria de gerar daquelas drogas quanto por não ter nada para usar, Rue surtou. Ela foi da raiva, de gritar com a mãe e xingá-la, ao choro triste e incontrolável ao confessar a dificuldade de se livrar do vício.
E nessas camadas extremas de emoções foi onde Zendaya resplandeceu. Os sentimentos de Rue ficaram palpáveis ao telespectador, sentindo junto com a personagem as dores e emoções de instantes tão únicos e delicados.
A jovem chegou a quebrar a porta do quarto da irmã, Gia (Storm Reid), de tanta raiva. O rompante foi testemunhado por Elliot (Dominic Fike) e Jules (Hunter Schafer), que estavam ali para tentar ajudar a amiga. Rue descarregou toda a energia furiosa em cima de Jules, em outra cena impactante de Zendaya.
Fuga em Los Angeles
Leslie (Nika King), mãe de Rue, tentou levar a filha novamente a uma clínica de reabilitação. Após discussão dentro do carro, a menina simplesmente saiu do automóvel e passou a correr entre os carros no trânsito de Los Angeles. A partir dali, uma fuga tresloucado desencadeou.
Rue entrou na casa de Lexi (Maude Apatow), onde encontrou todas as amigas –ela estava atrás de drogas e furtou um par de brincos. Durante uma pequena tentativa de intervenção, Rue soltou a bomba de que Cassie estava transando com Nate (Jacob Elordi), bafão que deixou Maddy (Alexa Demie) p* da vida.
No meio da confusão instaurada, ela escapou e continuou a fuga na cidade californiana. Ela parou na casa do traficante Fez, atrás de drogas, mas ele recusou oferecer qualquer coisa, pois viu a situação caótica de Rue, que estava prestes a roubar medicamentos da avó do bandido. Ele teve de expulsá-la a força da residência.
O desespero foi tanto que Rue chegou a cometer outro assalto, agora invadindo uma casa luxuosa, pegando dinheiro e joias. A consequência disso foi intensificar ainda mais a fuga, pois agora era a polícia no encalce.
Correndo para todos os lados, com dores no corpo, Rue estava no limite físico e psicológico. Zendaya atingiu a rara felicidade de externar isso de forma realmente especial, pois foi preciso demonstrar todo tipo de sentimentos e reações, como quando bateu na porta de Laurie (Martha Kelly), ex-professora e agora traficante.
A irritantemente calma Laurie insinuou que Rue, de algum jeito, terá de pagá-la pelas drogas da tal mala, deixando a entender que forçará a adolescente a se prostituir até quitar a dívida. Rue, novamente, teve de fugir de uma situação caótica, já na manhã do outro dia. Só não se sabe qual o próximo destino.
Indicação ao Emmy por esse episódio é muito mais do que provável, ainda mais pelo fato de Zendaya ter sido vencedora anteriormente. A categoria de melhor atriz dramática sempre é uma das mais concorridas na premiação, muita coisa ainda vai acontecer até o fim de maio (encerramento das inscrições). Mas uma favorita surgiu, a concorrente a ser derrotada.
Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:
Facebook: ObservatorioSeries
Twitter: @obsdeseries