Desde o último dia 19, quando anunciou o desastroso balanço financeiro do primeiro trimestre de 2022, projetando um meio de ano ainda pior, a Netflix vive uma crise inédita, de credibilidade e financeira. Recentemente, foram tomadas decisões drásticas para enxugar gastos, de demissão de funcionários a cancelamentos de diversas produções. Essa faxina é mais do que necessária e chega na hora certa.
Veja também:
Como tática de crescimento em meados da década passada, a Netflix investiu muito em séries, então o principal chamariz da plataforma. Tal aposta priorizou a quantidade ao invés da qualidade, culminando em atrações de gosto duvidoso que, consequentemente, não conquistaram o público e foram precocemente canceladas.
Naquele momento era compreensível aprovar a produção desenfreada de séries sortidas. A Netflix precisava engordar o catálogo, pois perdia atrações de sucesso que pertenciam à concorrência. O foco era oferecer opções aos assinantes.
Inverter a fórmula
Hoje, a Netflix é muito mais do que séries. A gigante do streaming se consolidou com bons e variados tipos de atrações, como documentários e reality shows populares, além de filmes premiados. Logo, cortar o excesso de séries, principalmente, é a estratégia ideal. O serviço tornou-se uma oferta repleta de entretenimento e tem bagagem para suprir perdas.
Em um período de quatro dias, na semana passada, a empresa cancelou três séries. Todas elas não causaram qualquer impacto positivo e passaram despercebidas: Raising Dion, Pretty Smart e Space Force.
Executivos da Netflix têm de usar a impaciência no quesito renovação ou reprovação. Se não deu o resultado esperado logo de cara, como Cowboy Bepop, cancela, sem muito tempo (e dinheiro) a perder.
O que a gigante do streaming precisa entender, após esse processo, é que só afaxina não basta: é preciso manter a casa em ordem, limpa e organizada. A onda de cancelamentos só fará sentido para o mercado se vier acompanhada de uma seleção mais criteriosa de novos projetos, invertendo a fórmula atualmente ativa, colocando a qualidade acima da quantidade. ⬩