Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
REPROVADA

Entenda por que ex-jogadores da NBA condenam série da HBO sobre os Lakers

Baseado em história real, drama digno de Emmy é alvo de críticas severas

Publicado em 23/04/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Série bem avaliada e digna de concorrer ao Emmy, Lakers: Hora de Vencer está sob escrutínio. O drama, feito para contar a história da dinastia do time de basquete Los Angeles Lakers durante os anos 1980, tem sido criticado por ex-jogadores da NBA que são retratados ali. As reclamações vão desde mentiras até uma suposta ridicularização na representação das pessoas reais.

Lakers: Hora de Vencer se encaixa na conhecida estrutura da ficção baseada em fatos reais. Ou seja, aqui e ali pode se ter algum exagero dramático ao encenar acontecimentos que aconteceram de verdade. A atração tem uma base na qual se sustenta.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O roteiro é inspirado no livro Showtime: Magic, Kareem, Riley, and the Los Angeles Lakers Dynasty of the 1980s, escrito por Jeff Pearlman. Produtores e atores da série disseram que foram consultar os jogadores personificados na trama, como Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar, mas foram rejeitados.

Sem esse aval, Lakers: Hora de Vencer solta um aviso antes de cada episódio, para esclarecer uma coisa: “Essa é uma dramatização de certos eventos e fatos. Alguns dos nomes foram modificados. E alguns eventos e personagens ganharam histórias fictícias com objetivo de dramatização.”

As críticas públicas

Antes de a série ir ao ar, a reprovação dos ex-atletas eram veladas. Após o drama fazer sucesso e ser renovado para a segunda temporada, as críticas tornaram-se públicas.

Magic Johnson, em entrevista para a Variety, disse que se recusa a ver a série, argumentando que: “você não pode contar uma história sobre os Lakers sem os Lakers”. Segundo ele, não tem como recriar aquela época da dinastia sem os jogadores e pessoas que participaram dela.

Já Kareem Abdul-Jabbar foi mais ácido. Em um texto, a lenda da NBA rotulou Lakers: Hora de Vencer como “deliberadamente desonesta”. O maior cestinha da liga afirmou que “fatos consolidados” foram alterados, afetando assim o legado de quem está retratado na série e ainda está vivo.

Jason Clarke como Jerry West em Lakers: Hora de Vencer

Caso Jerry West

Uma das maiores críticas contra Lakers: Hora de Vencer é sobre a versão criada de Jerry West, interpretado por Jason Clarke. Outro ícone da NBA, Jerry West é o dono da silhueta que está no logo da NBA, um jogador e executivo vitorioso na Associação. No drama, ele é mostrado como temperamental ao extremo, raivoso, boca suja e agressivo.

“É uma pena a forma como tratam Jerry West, que já discutiu abertamente a luta travada com a saúde mental, especialmente depressão”, escreveu Abdul-Jabbar, no blog.

E é Jerry West quem se posicionou de forma direta contra a série. Em carta obtida pela ESPN, assinada pelos advogados do ex-atleta, eles pedem uma retratação oficial da HBO por sofrer “um ataque malicioso e sem base”.

“Lakers: Hora de Vencer retrata de maneira falsa e cruel um Jerry West descontrolável e alcoólatra”, aponta a carta. “Isso não tem qualquer semelhança com a pessoa real e tem causado sofrimento em West e na família dele.” 

Os advogados argumentam ainda que muito do mostrado na série sobre Jerry West sequer está narrado no livro de Jeff Pearlman. A carta traz depoimentos de ex-atletas que lidaram com West, como Abdul-Jabbar, negando terem presenciado os ataques raivosos do ex-treinador dos Lakers durante aquela época. 

Os advogados pediram uma retratação do canal, deixando claro que o tal aviso de “cenas dramatizadas” não tira a responsabilidade da HBO.

A HBO ainda não respondeu a nenhum desses comentários contra a série Lakers: Hora de Vencer. Enquanto isso, o drama caminha para o final da primeira temporada, restando três episódios. ⬩

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....