ANIVERSÁRIO

Eleita melhor série de todos os tempos, A Escuta completa 20 anos

Drama da HBO tem como característica a encenação da vida urbana nua e crua

Publicado em 02/06/2022

Em discussões sobre qual melhor série de todos os tempos, A Escuta (The Wire) não chega a ser citada pelo povão, preterida por atrações como The Sopranos, Breaking Bad e Game of Thrones, trio que domina o debate. Mas quando são reunidas opiniões de artistas, profissionais do entretenimento e especialistas, A Escuta é quem manda. Eleita a melhor série já feita, o drama policial mantém a magia 20 anos após a estreia.

Lançada em 2 de junho de 2002 pela HBO, A Escuta não vingou plenamente na época, enfrentando inclusive dificuldades a cada ano, sempre flertando com o cancelamento. Apesar da dura concorrência, chegou até a quinta temporada. 

A audiência não era lá essas coisas, e apenas poucos críticos exaltavam a qualidade da trama. A narrativa apresentou a vida nos guetos da cidade de Baltimore, explorando o trabalho da polícia e de políticos em relação à população menos favorecida.

Com o passar do tempo, bem após o fim da série, em 2008, foi que A Escuta ficou mais conhecida. Então, se percebeu a qualidade da atração, nascendo aí um fenômeno. O recorte realista do cotidiano da vida urbana passou a ser enaltecido.

Melhor da história

Dois levantamentos, em épocas distintas, ajudam a ilustrar o tamanho de A Escuta. Em 2013, a revista Entertainment Weekly elaborou um ranking criterioso para eleger a melhor série de todos os tempos. A Escuta venceu a disputa, derrotando nomes como Seinfeld e The Sopranos.

A publicação rotulou o drama policial como “a melhor narrativa da história da TV” por apresentar histórias raciais e de classe com “complexidade sem precedente”. Foi pontuado o fato de a série ter sido uma das mais injustiçadas pelo Emmy, recebendo ao todo somente duas indicações (por melhor roteiro).

No ano passado, a rede BBC fez uma pesquisa muito mais aprofundada, coletando a opinião de 206 especialistas (críticos, jornalistas, acadêmicos e profissionais da indústria do entretenimento). A Escuta ficou com a primeira colocação no ranking das cem melhores séries do século 21, à frente de Game of Thrones e Mad Men, por exemplo.

O ator Idris Elba na série A Escuta
O ator Idris Elba na série A Escuta

Temas sociais e revelação de atores negros

A Escuta se destaca nesse tipo de votação por ser de fato um drama muito bem executado e que vai além das histórias policiais que tradicionalmente povoam o ambiente televisivo. Assuntos espinhosos e necessários de serem discutidos na sociedade foram abordados, tendo a cidade de Baltimore como pano de fundo.

Cada uma das cinco temporadas retratou um tema importante. A primeira focou no tráfico de drogas e na relação policiais-gangues. Depois entrou em cena a corrupção no porto da cidade, um dos maiores dos Estados Unidos. A terceira leva expôs a sujeira no sistema político local.

Na sequência veio o mundo das escolas, falando da burocracia, da gestão governamental… a educação como um todo. E, por fim, na quinta temporada, foi a vez de mostrar como um jornal teve papel fundamental para mostrar ao público tantos problemas.

Todas essas histórias foram encenadas por elenco majoritariamente negro, incomum em meados dos anos 2000. David Simon, criador de A Escuta, abriu um espaço raro para atores negros demonstrarem todo o talento. 

Muitos nomes se destacaram, como Seth Gilliam e Chad L. Coleman (ambos atuaram em The Walking Dead). Mas algumas figuras foram além e se tornaram ícones em Hollywood após serem revelados pela série, como Idris Elba, Michael K. Williams e Michael B. Jordan.

Todas os 60 episódios de A Escuta, espalhados em cinco temporadas, estão disponíveis no streaming HBO Max. ⬩

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade