A velha e eficiente fórmula do bom, bonito e barato é ideal no atual cenário de produções de séries. E a HBO fechou a conta de House of the Dragon pensando nisso. Mesmo mais cara do que a atração mãe, a gigante Game of Thrones (2011-2019), o drama fantasioso filhote saiu barato, custando muito menos do que rivais gastaram com O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Prime Video) e Stranger Things 4 (Netflix).
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Até pela experiência de já ter feito uma série grandiosa como Game of Thrones, a HBO conseguiu economizar em House of the Dragon, programada para estrear em 21 de agosto. Isso porque os produtores iniciaram os trabalhos com a expertise de fazer os sets de forma eficiente, por exemplo, além de aplicar a mesma técnica de investimento certeiros em figurino e outros itens de cena.
Assim, a HBO investiu menos de US$ 20 milhões (R$ 103 milhões) em cada um dos dez episódios da primeira temporada de House of the Dragon, dando aí US$ 200 milhões (R$ 1,03 bilhão) por toda leva de estreia. Em média, cada temporada de Game of Thrones saiu por US$ 100 milhões.
O custo de House of Dragon não atingiu a estratosfera também pelo fato de o elenco, embora com nomes proeminentes, não ter atores e atrizes donos de salários elevados. No caso de GoT, principalmente nas temporadas finais, quase a metade do gasto em um único episódio era para pagar cinco atores considerados protagonistas.
Gastança nos rivais
Atualmente, as duas séries âncoras da Netflix são as mais caras de serem feitas para a plataforma: The Crown e Stranger Things. Pegando o exemplo do drama teen sobrenatural, que retorna com episódios inéditos daqui a um mês, as despesas foram bastante elevadas.
Para manter a atração em evidência e colocá-la na disputa do Emmy, almejando ganhar e não apenas competir, a Netflix abriu o cofre. Cada um dos nove episódios da quarta temporada saiu por US$ 30 milhões (R$ 155 milhões), valor alto levando em consideração que o elenco, apesar de ter virado sensação e recebido aumento nos salários, não é tão custoso assim.
Já o Prime Video desafiou qualquer limite de aplicação equilibrada de dinheiro ao concretizar o sonho de fazer uma série para virar sensação no mundo todo, arrebatar o público e abocanhar todos os prêmios possíveis.
O streaming da Amazon ignorou o significado de contenção de gastos. Somente na primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, que estreia em setembro, o investimento foi de US$ 465 milhões, cada episódio saindo por US$ 58 milhões (R$ 300 milhões). Dá para fazer duas temporadas de House of the Dragon com esse montante.
Nas próximas temporadas, a série do Senhor dos Anéis não deve consumir tanto dinheiro assim porque muitas coisas, de figurino a sets, serão reaproveitadas nas levas seguintes. Mesmo assim, trata-se de investimento nunca antes visto na TV mundial; e provavelmente algo que não irá se repetir. ⬩