Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
ÍDOLO

Conheça Roberto Clemente, jogador de beisebol citado em This Is Us

Ao contar a história de Miguel, a série inseriu na trama o nome da lenda do esporte porto-riquenho

Publicado em 05/05/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O episódio desta semana de This Is Us, o 15º da sexta e última temporada, citou várias vezes um tal de Clemente. Dentro do contexto, o telespectador percebeu que tratava-se de um jogador de beisebol famoso. Ao contar a trajetória de vida de Miguel (Jon Huertas), natural de Porto Rico, a série inseriu Roberto Clemente, um dos atletas mais importantes do beisebol mundial e compatriota do personagem. Ele é ídolo e fez história na MLB, a liga profissional do esporte nos Estados Unidos/Canadá.

Roberto Clemente é o orgulho de Porto Rico, ilha do Caribe pertencente aos EUA. Como mostrado logo no começo do episódio, toda criança queria ser ele jogando beisebol, incluindo Miguel, se autointitulando de Pequeno Roberto. O menino brincou com um coleguinha, porque ele é que desejava ser Clemente.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Nascido em 1934, Roberto Clemente era o caçula de uma grande família (seis irmãos). Desde a adolescência ele se envolveu com esportes, se interessando mais pelo beisebol. Aos 18 anos, já participava de competições profissionais dentro do território, chamando a atenção de olheiros da MLB.

Ele foi recrutado para jogar na melhor e maior liga de beisebol do mundo aos 20 anos, pelo Pittsburgh Pirates, único time de toda a carreira. Ao anunciar ao pequeno Miguel que a família estava se mudando para os EUA, fincando lar na cidade de Pittsburgh, o pai de garoto tentou dar ao filho uma motivação especial, pois assim poderia assistir aos jogos de Clemente ao vivo, no estádio.

O menino não realizou esse sonho, apenas ouvia as partidas do time pelo rádio. O máximo foi ver uma partida dos Pirates na TV de um patrão do pai.

Estátua de Roberto Clemente nos arredores do estádio dos Pirates

Exemplo dentro e fora de campo

A carreira de Roberto Clemente na MLB começou em 1955 e terminou em 1972, sempre vestindo a camisa 21 do Pittsburgh Pirates. Ele foi o primeiro jogador caribenho e latino a vencer o título da liga (considerando os atletas de linha) e a ser o melhor jogador das finais. Entre os feitos como profissional, estão dois títulos da MLB e 15 participações no Jogo das Estrelas.

Longe dos estádios, Clemente era muito ativo em trabalhos sociais. Ele fazia inúmeras doações para pessoas necessitadas, seja no Caribe ou na América Latina. As campanhas encabeçadas pelo atleta distribuía alimentos e equipamentos esportivos em áreas carentes.

E justamente no meio de uma dessas missões que o ídolo porto-riquenho veio a falecer. Novo ainda, aos 38 anos, ele deixou Porto Rico para ajudar as vítimas de um terremoto na Nicarágua, no último dia de 1972. Assim que a aeronave decolou da ilha, por causa de um problema no motor, ela caiu no Oceano Atlântico.

A morte causou grande comoção no esporte americano e em todo Caribe. Buscas foram feitas em pleno oceano, mas o corpo dele e de outros passageiros nunca foi encontrado.

Como memória do legado deixado pelo jogador, a MLB criou o Roberto Clemente Award, prêmio anual dado ao atleta da liga que melhor demonstra espírito esportivo e se envolve com trabalhos comunitários. ⬩

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....