Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
FIM ABRUPTO

Como cancelamento de Gentleman Jack expõe sabotagem e grande erro da HBO

Sem marketing, série retornou invisível com novos episódios após hiato de três anos

Publicado em 08/07/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A HBO tomou uma atitude fora do comum ao cancelar a série Gentleman Jack, decisão anunciada na última quinta-feira (7). O término repentino da produção de época, baseada em uma história real, expôs sabotagem praticada pelo próprio canal contra a atração, que retornou recentemente com a segunda temporada após um hiato de três anos. Além disso, revelou um grande erro do canal premium, raro de ser cometido.

Sucesso no ano de 2019, alcançando bons números de audiência ao redor do mundo (particularmente nos Estados Unidos e Reino Unido), Gentleman Jack conquistou uma base fiel e robusta de fãs que se encantaram com a trama ambientada nos anos 1830, sobre aquela que é considerada a primeira lésbica da modernidade: Anne Lister (Suranne Jones).

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A repercussão positiva foi tão significativa que a renovação para a segunda temporada veio à jato, quando a primeira leva ainda estava na metade da exibição dos episódios. Gentleman Jack era assunto na mídia e chamava a atenção, com destaque total para a atuação de Suranne Jones.

Mas aí diversos fatores, internos e externos, contribuíram para a série praticamente desaparecer da HBO. A pandemia veio e afetou a produção dos capítulos inéditos (atraso). E quando eles chegaram, três anos depois, o canal ignorou o retorno do drama. Foi um boicote involuntário, pois a segunda temporada passou batido no departamento de marketing.

Por ter ficado tanto tempo fora do ar, Gentleman Jack deveria ter tido uma campanha vigorosa para lembrar o público que a série ganhou novos episódios. Muitos espectadores não sabiam disso, resultando em queda drástica de audiência. 

Nos EUA, o último episódio da primeira temporada (junho de 2019), foi visto por 365 mil telespectadores no “ao vivo”, número aceitável. A estreia da segunda temporada teve uma audiência de 25 mil telespectadores… É uma comparação inacreditável, negativamente falando.

O que deixou os fãs de Gentleman Jack ainda mais frustrados é que a história não foi encerrada. A segunda leva acabou com um gancho importante, e agora não vai haver continuidade.

Fora isso, trata-se de uma história bonita e relevante sobre a trajetória de uma lésbica procurando tocar a vida normalmente, casando, trabalhando e procurando um lugar de respeito na sociedade. Jornadas assim não são tão corriqueiras na TV. Gentleman Jack deixa um vazio no mundo das séries e vai fazer falta. ⬩

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....