
A HBO tomou uma atitude fora do comum ao cancelar a série Gentleman Jack, decisão anunciada na última quinta-feira (7). O término repentino da produção de época, baseada em uma história real, expôs sabotagem praticada pelo próprio canal contra a atração, que retornou recentemente com a segunda temporada após um hiato de três anos. Além disso, revelou um grande erro do canal premium, raro de ser cometido.
Veja também:
Sucesso no ano de 2019, alcançando bons números de audiência ao redor do mundo (particularmente nos Estados Unidos e Reino Unido), Gentleman Jack conquistou uma base fiel e robusta de fãs que se encantaram com a trama ambientada nos anos 1830, sobre aquela que é considerada a primeira lésbica da modernidade: Anne Lister (Suranne Jones).
A repercussão positiva foi tão significativa que a renovação para a segunda temporada veio à jato, quando a primeira leva ainda estava na metade da exibição dos episódios. Gentleman Jack era assunto na mídia e chamava a atenção, com destaque total para a atuação de Suranne Jones.
Mas aí diversos fatores, internos e externos, contribuíram para a série praticamente desaparecer da HBO. A pandemia veio e afetou a produção dos capítulos inéditos (atraso). E quando eles chegaram, três anos depois, o canal ignorou o retorno do drama. Foi um boicote involuntário, pois a segunda temporada passou batido no departamento de marketing.
Por ter ficado tanto tempo fora do ar, Gentleman Jack deveria ter tido uma campanha vigorosa para lembrar o público que a série ganhou novos episódios. Muitos espectadores não sabiam disso, resultando em queda drástica de audiência.
Nos EUA, o último episódio da primeira temporada (junho de 2019), foi visto por 365 mil telespectadores no “ao vivo”, número aceitável. A estreia da segunda temporada teve uma audiência de 25 mil telespectadores… É uma comparação inacreditável, negativamente falando.
O que deixou os fãs de Gentleman Jack ainda mais frustrados é que a história não foi encerrada. A segunda leva acabou com um gancho importante, e agora não vai haver continuidade.
Fora isso, trata-se de uma história bonita e relevante sobre a trajetória de uma lésbica procurando tocar a vida normalmente, casando, trabalhando e procurando um lugar de respeito na sociedade. Jornadas assim não são tão corriqueiras na TV. Gentleman Jack deixa um vazio no mundo das séries e vai fazer falta. ⬩