Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
MOON KNIGHT

Cavaleiro da Lua: tudo o que você precisa saber antes de assistir à série

Composto de seis episódios, o drama sombrio da Marvel estreia quarta (30), no Disney+

Publicado em 28/03/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A Marvel, de novo, aposta em uma atração protagonizada por herói desconhecido do grande público, assim como fez com Jessica Jones, Luke Cage, entre outros. Chegou a vez de saber quem é o Cavaleiro da Lua, cuja minissérie homônima estreia na próxima quarta-feira (30), no Disney+. Interpretado por Oscar Isaac, o herói misterioso promete adicionar elementos sombrios e psicológicos densos no MCU (Universo Cinematográfico da Marvel).

Antes de acompanhar a trama, vale ficar por dentro das origens desse personagem e saber alguns detalhes acerca dele. Nas histórias em quadrinhos, Marc Spector é ex-fuzileiro naval dos Estados Unidos. Ele lida com transtorno de múltiplas personalidades e tem distúrbio do sono, sem perceber a diferença entre o que seria a vida acordada e os sonhos.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Spector se tornou o Cavaleiro da Lua após morrer em um deserto e ser ressuscitado por Khonshu, deus egípcio antigo, associado à lua. Então, o herói assumiu essa identidade vigilante para proteger e fazer justiça aos que caminham pela noite.

Capa da primeira edição da HQ de Cavaleiro da Lua

Estreia na HQ

O Cavaleiro da Lua apareceu pela primeira vez em nos quadrinhos da Marvel em 1975. Ele tinha a pegada de anti-herói, um mercenário que usava botas de prata, um manto branco com capuz e um símbolo de lua crescente no peito. A identidade civil chamava-se Marc Spector, que além de militar bateu cartão também na CIA, a agência de inteligência americana.

Durante cinco anos, o herói só tinha aparições especiais em outros quadrinhos, na cola de Homem-Aranha e Demolidor, por exemplo. A primeira edição em HQ própria saiu em 1980. Então, Cavaleiro da Lua ganhou um passado mais rico, conectado com o Egito, conforme a minissérie do Disney+ se baseia.

Manteve-se o transtorno de múltiplas personalidades, que no caso de Spector são três, além do alter ego de herói: Steven Grant, bilionário; Jake Lockley, taxista; e Mr. Knight, consultor. Isso é para ele obter o máximo de informações possíveis nos mais distintos setores da sociedade.

Por muitas vezes, a HQ pecou no retrato do transtorno de múltiplas personalidades, replicando erros como chamá-lo de esquizofrenia. Com o passar do tempo, os autores atualizaram a abordagem e procuraram construir uma narrativa sobre essa questão mais fiel aos fatos.

Uma peculiaridade dos quadrinhos de Cavaleiro da Lua foi o ajuste feito na história nos últimos quarenta anos. Ocorreram muitos reboots e atualizações na trama. A minissérie vai adaptar um pouquinho de cada, focando no que tem de melhor.

Oscar Isaac em cena de Cavaleiro da Lua

As identidades na TV

O deus Khonshu, tal qual a lua tem quatro fases, possui quatro aspectos: desbravador, acolhedor, defensor e protetor dos noctívagos. E o Cavaleiro da Lua tem quatro personalidades.

Na minissérie, a dinâmica será a seguinte: existe o herói ao lado de Marc Spector, Steven Grant e Mr. Knight. A principal identidade (Marc Spector) não é a protagonista da trama, mas sim o Steven Grant repaginado: é funcionário de loja de suvenires que sofre com problemas de memória.

Das outras personalidades, o mercenário Spector mantém traços da HQ, mostrando ter ligações com a CIA. Já Mr. Knight é detetive, sempre vestido de terno.

No áudio original, em inglês, será possível observar um detalhe diferencial entre Spector e Grant. Na pele de Spector, Isaac usou um sotaque americano; e com Grant ele fez uso do jeito britânico de falar.

Essas gamas de personagens e as adversidades enfrentadas pelo personagem ao lidar com si próprio servem de grande oportunidade para a Marvel abordar a saúde mental de forma honesta e didática, expondo os altos e baixos do transtorno sem aplicar recursos ultrapassados, por vezes utilizados em forma de piada.

Aliado a isso, a tarefa da minissérie é apresentar uma produção muito mais violenta e pesada do que as coirmãs. Cavaleiro da Lua chega para ser uma série única no MCU, com horror e temas sombrios, nada comparada ao clima natalino de Gavião Arqueiro (2021), por exemplo.

No mínimo, Cavaleiro da Lua estreia com grande expectativa (são seis episódios, um a cada quarta-feira). Na cabeça há um ator de renome e premiado (Oscar Isaac) encarnando personagens altamente complexos. Vamos esperar para ver o resultado desse mix. ⬩

____

Conheça a página de séries do Observatório da TV

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....