Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
CRÍTICA IRÔNICA

Brilhante, The Boys debocha de comercial polêmico da Pepsi

Lançada em 2017, propaganda protagonizada por Kendall Jenner recebeu críticas e foi retirada do ar

Publicado em 10/06/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

No quarto episódio da terceira temporada, The Boys provou que é o suprassumo do deboche. Em campanha publicitária feita pelo herói Trem-Bala (Jessie T. Usher), buscando se posicionar como um super mais engajado politicamente, a série do Prime Video praticamente recriou o comercial controverso da Pepsi, lançado há cinco anos, protagonizado por Kendall Jenner. A peça do refrigerante foi detonada por passar uma mensagem sem noção sobre protestos de cunho social.

Em The Boys, Trem-Bala é um dos Sete que está em má fase. Ele enxerga na conscientização política o caminho para voltar a ser popular e relevante. O velocista acaba sendo usado em uma propaganda da Vought, empresa dona dos heróis, produzida para mostrar ao público a veia consciente da corporação. 

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Trem-Bala posa para algumas fotos enquanto observa pessoas caminhando na rua. Ele pergunta à assistente do comercial o que é aquilo e recebe como resposta: “É uma manifestação de rua.”

Os participantes do protesto erguem cartazes aleatórios e genéricos, com os dizeres de “paz”, “união” e afins, até pararem em frente a uma barreira policial. Antes de ser criado um possível confronto, Trem-Bala oferece a bebida assinada por ele, o energético Turbo Rush, ao policial (a latinha é azul, com a logomarca vermelha e branca, mesmas cores da Pepsi). 

O soldado abre a latinha, bebe o energético e o protesto vira festa. Trem-Bala olha para a câmera e diz: “Vamos ouvir uns aos outros.”

Comercial retirado do ar

Toda a estrutura do comercial imita a propaganda da Pepsi estrelada por Kendall Jenner. Ela também estava posando para um ensaio fotográfico, se juntou aos manifestantes (todos galãs e musas, diga-se) que seguravam cartazes com mensagens genéricas… E ela deu ao policial uma latinha de Pepsi. O guarda imediatamente sorriu após dar um gole e o protesto se transformou em celebração.

A reação contrária à campanha foi imediata e, como um trem-bala, a Pepsi tirou o comercial do ar (mas ainda está em canais de internautas no YouTube). O refrigerante e Kendall foram ridicularizados em todos os cantos. A zombaria deu espaço a críticas mais embasadas, por se tratar de apropriação de movimentos sociais reais e sérios apenas para vender algumas latinhas…

Disse a Pepsi, na época, em comunicado: “Nós tentamos passar uma mensagem de união, paz e entendimento. Claramente, erramos o alvo e pedimos desculpas. Nossa intenção não foi suavizar questões séries da vida real. E pedimos desculpas por colocar Kendall Jenner nessa posição.”

A modelo e celebridade sofreu para superar essa mancada das grandes. Todas as reações dela foram ao ar no reality Keeping Up with the Kardashians, no qual ela desabafou: “Eu me sinto muito, mas muito mal mesmo por ter ofendido qualquer pessoa. Sinto muito que isso [o comercial] tenha dado tão errado.”

Veja o polêmico comercial da Pepsi…

…o e comercial do energético Turbo Rush, de The Boys:

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....