CRÍTICA IRÔNICA

Brilhante, The Boys debocha de comercial polêmico da Pepsi

Lançada em 2017, propaganda protagonizada por Kendall Jenner recebeu críticas e foi retirada do ar

Publicado em 10/06/2022

No quarto episódio da terceira temporada, The Boys provou que é o suprassumo do deboche. Em campanha publicitária feita pelo herói Trem-Bala (Jessie T. Usher), buscando se posicionar como um super mais engajado politicamente, a série do Prime Video praticamente recriou o comercial controverso da Pepsi, lançado há cinco anos, protagonizado por Kendall Jenner. A peça do refrigerante foi detonada por passar uma mensagem sem noção sobre protestos de cunho social.

Em The Boys, Trem-Bala é um dos Sete que está em má fase. Ele enxerga na conscientização política o caminho para voltar a ser popular e relevante. O velocista acaba sendo usado em uma propaganda da Vought, empresa dona dos heróis, produzida para mostrar ao público a veia consciente da corporação. 

Trem-Bala posa para algumas fotos enquanto observa pessoas caminhando na rua. Ele pergunta à assistente do comercial o que é aquilo e recebe como resposta: “É uma manifestação de rua.”

Os participantes do protesto erguem cartazes aleatórios e genéricos, com os dizeres de “paz”, “união” e afins, até pararem em frente a uma barreira policial. Antes de ser criado um possível confronto, Trem-Bala oferece a bebida assinada por ele, o energético Turbo Rush, ao policial (a latinha é azul, com a logomarca vermelha e branca, mesmas cores da Pepsi). 

O soldado abre a latinha, bebe o energético e o protesto vira festa. Trem-Bala olha para a câmera e diz: “Vamos ouvir uns aos outros.”

Comercial retirado do ar

Toda a estrutura do comercial imita a propaganda da Pepsi estrelada por Kendall Jenner. Ela também estava posando para um ensaio fotográfico, se juntou aos manifestantes (todos galãs e musas, diga-se) que seguravam cartazes com mensagens genéricas… E ela deu ao policial uma latinha de Pepsi. O guarda imediatamente sorriu após dar um gole e o protesto se transformou em celebração.

A reação contrária à campanha foi imediata e, como um trem-bala, a Pepsi tirou o comercial do ar (mas ainda está em canais de internautas no YouTube). O refrigerante e Kendall foram ridicularizados em todos os cantos. A zombaria deu espaço a críticas mais embasadas, por se tratar de apropriação de movimentos sociais reais e sérios apenas para vender algumas latinhas…

Disse a Pepsi, na época, em comunicado: “Nós tentamos passar uma mensagem de união, paz e entendimento. Claramente, erramos o alvo e pedimos desculpas. Nossa intenção não foi suavizar questões séries da vida real. E pedimos desculpas por colocar Kendall Jenner nessa posição.”

A modelo e celebridade sofreu para superar essa mancada das grandes. Todas as reações dela foram ao ar no reality Keeping Up with the Kardashians, no qual ela desabafou: “Eu me sinto muito, mas muito mal mesmo por ter ofendido qualquer pessoa. Sinto muito que isso [o comercial] tenha dado tão errado.”

Veja o polêmico comercial da Pepsi…

…o e comercial do energético Turbo Rush, de The Boys:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade