GUIA

13 termos decifrados de Bridgerton para melhor entender a série

Confira o significado de lugares e frases ditas na 2ª temporada do drama de época da Netflix

Publicado em 29/03/2022

A Netflix fez uma boa tradução, nas legendas e dublagem, da série Bridgerton, ambientada no Reino Unido do começo do século 19 e toda falada em um inglês arcaico. O telespectador ao mesmo tempo tenta entender o que de fato significa ser um visconde enquanto ouve/lê frases tipo “quadris adequados para procriação.”

O Observatório da TV preparou um guia rápido e prático com 13 termos para melhor entender a série Bridgerton, de lugares citados a organizações, lembrando de pessoa importante que passa batida em um diálogo qualquer. Confira:

Bloomsbury: naquele período, era um bairro de má reputação onde a Lady Whistledown, alter ego de Penelope Featherington (Nicola Coughlan), tinha de ir para encomendar as cópias do seu jornalzinho de fofocas. 

Atualmente, o bairro tem outra cara, lar de points intelectuais e sofisticados, perto do centro de Londres; lá está localizado o Museu Britânico.

Bombay: nada mais é do que Mumbai, a cidade mais populosa da Índia e terra natal da família Sharma. Por muito tempo passou sob domínio colonial de países europeus, como Portugal. O Império Britânico dominou a região de 1612 até 1947, quando o país asiático se tornou independente.

Família Sharma na segunda temporada de Bridgerton
Família Sharma na segunda temporada de Bridgerton

Duquesa: é o título dado a uma mulher que é tão importante quanto princesa. Na hierarquia da monarquia britânica, está abaixo apenas da própria rainha.

Mayfair: nome do bairro elitista e exclusivo de Londres durante a era da regência britânica, lar dos Bridgertons, Featheringtons e tantos outros clãs.

Mary Wollstonecraft: no primeiro episódio da segunda temporada, com muito entusiasmo, Eloise (Claudia Jessie) recita esta frase: “Espero que meu sexo me perdoe se o trato como criaturas racionais em vez de elogiar seus encantos fascinantes”. 

A dona da frase é Mary Wollstonecraft (1759-1797), filósofa, escritora e defensora dos direitos da mulher, isso lá no final dos anos 1700. Ela é considerada a mãe do pensamento feminista.

Milorde: os personagens de Bridgerton falam “milorde” por todos os lados. O substantivo serve para corretamente se direcionar a alguém que é lorde ou irá se tornar um. É uma forma colocada em prática pelos ingleses de tratar quem faz parte da nobreza.

Pall mall: tacos, bolas e alguns pequenos arcos. Esses são os itens necessários para praticar o pall mall, esporte criado na França, preferido dos Bridgertons. A meta é passar a bola por cada arco; quem passar a bola primeiro pelo último arco vence. O jogo é pai do croquete, que já esteve presente em uma edição das Olímpiadas, em 1900 (sediada em Paris).

Um joguinho de pall mal para alegrar as tardes
Um joguinho de pall mal para alegrar as tardes

“Quadris adequados para procriação”: Na busca por uma mulher ideal, Anthony Bridgerton (Jonathan Bailey) citou que a possível felizarda teria de possuir “quadris adequados para procriação”. Na época, acreditava-se que uma mulher com quadris largos teria mais chances de ter uma criança saudável.

Veja como o body shaming, ação de ridicularizar alguém por causa do formato do corpo, já existia. Tal crença tinha fundamento no fato de, naquele período da história, dar à luz era a causa líder de mortes entre as mulheres.

Royal Academy Schools: Fundada por 36 artistas, ela é a escola de arte mais antiga da Inglaterra, ativa desde 1768. Todo o financiamento vem de doadores ricos, sendo assim totalmente dependente de ações de caridade.

O que a rainha cheira?: a rainha Charlotte (Golda Rosheuvel) não está sendo nada escandalosa ou transgressora da lei ao dar uma cheiradinha em um pó. Aquilo simplesmente é uma forma de usar tabaco. 

The Crown: não, não é a série da Netflix vencedora do Emmy. The Crown, ou A Coroa, é a maneira pela qual as pessoas falavam da monarquia britânica.  

Visconde: na hierarquia da sociedade britânica, ser visconde é estar na quarta linha mais importante, acima do barão e abaixo do conde, do marquês e do duque. O título é herdado, passado ao filho assim que um visconde morre.

White’s: esse clube social mencionado na série existe até hoje. Fundado em 1693, o lugar situado em Londres tem apenas homens como integrantes e é considerado um dos clubes mais exclusivos de toda a Inglaterra. ⬩

____

Conheça a página de séries do Observatório da TV

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade