Câmera Record deste domingo mostra a rotina do Porto de Santos

Publicado em 05/08/2017

O Câmera Record deste domingo (06/08) acompanhou o movimento frenético e incessante do maior complexo portuário da América Latina: o Porto de Santos. Um mundo de dimensões astronômicas. São oito milhões de metros quadrados de área útil, equivalente a 1.200 campos de futebol, quarenta milhões de toneladas de cargas movimentadas por ano e quarenta mil funcionários trabalhando a todo vapor. Um vai e vem de produtos que não para nunca.

Ao longo de três meses, os repórteres Rogério Guimarães, Laura Ferla, Priscila Grans e a editora Fabiana Vilella descobriram histórias surpreendentes de quem tem a missão de proteger a riqueza que entra e sai do nosso País. Só nos dois primeiros meses de 2017, o Porto de Santos comercializou cerca R$ 45 bilhões.

Lá, nada pode dar errado com a circulação dos navios. É necessário técnica para manobrar esses gigantes dos mares. O veterano Fábio Fontes é o prático mais experiente do país. Ele é responsável por conduzir os navios pelos estreitos canais que dão acesso aos terminais do porto. “Não pode botar 500, 300 práticos, que vai ter navio batendo, encalhando, tendo acidente toda semana”, explica Fontes.

Quando acaba o trabalho de Fontes, começa o de outra funcionária do porto. Com força nas mãos e na garganta, Maria Denizete cuida para que os navios sejam amarrados a blocos de concreto. “Eu falo para todo mundo: ‘Eu gosto de desafio! Eu gosto de fazer algo que eu nunca fiz. Então, isso aqui eu nunca tinha feito. Quando eu comecei a fazer: gente, nunca imaginei…e gostei!’”, conta.

E ainda: o flagrante de quase meia tonelada de cocaína escondida dentro de um contêiner. E a vila abandonada, onde viviam funcionários da usina que, até hoje, gera energia para o porto.

O Câmera Record, apresentado por Marcos Hummel, vai ao ar domingo, 06/08, às 23h15, logo após o Domingo Espetacular.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade