Novo quadro do Bem Estar mostra como a depressão pode ser superada com a ajuda da dança

Publicado em 26/07/2017

Tristeza, apatia, angústia, medo, falta de vontade de sair da cama. Esses são alguns dos sintomas da depressão, doença que mais provoca incapacidade laboral no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, e que vem crescendo ano após ano no Brasil. É por isso que, nesta quinta-feira, dia 27, o ‘Bem Estar’ apresenta uma novidade: no novo quadro ‘Quem Dança Seus Males Espanta’, Fernando Rocha encara o desafio de se integrar a um grupo de pessoas com histórico de depressão e que estão ensaiando um espetáculo de dança criado por Ivaldo Bertazzo.

Depois de ver alguns de seus alunos enfrentarem graves situações por conta da doença, o coreógrafo e pesquisador decidiu usar a dança como método para auxiliar quem está nessa batalha. “Fui fazer um estudo sobre essas questões e vi que, quando a pessoa está mais angustiada, tendo sensações físicas provocadas por isso, ela perde a percepção de tempo e espaço, e o trabalho que faço atende muito isso. Acontece um bloqueio cognitivo muito grande. Então, fazer os ossos vibrarem, ter a fricção na pele e trabalhar a respiração são muito importantes nesse momento”, explica Bertazzo.

Com o processo de inscrição aberto, 1100 pessoas com o histórico de depressão se candidataram e cerca de 40 foram selecionadas. Fernando Rocha, embora não tenha esse diagnóstico, topou enfrentar mais esse desafio. “A coisa que eu menos sei fazer é dançar! No programa, a gente sempre associa a dança ao bem-estar, então, entrei nessa para vivenciar a experiência com essa galera”, conta o apresentador.

Até outubro, quando o grupo apresentará o espetáculo em São Paulo, o ‘Bem Estar’ apresentará de um a dois episódios ao longo das semanas, revelando os ensaios, as dificuldades, as histórias dos participantes e ensinando o que a dança traz de melhor para essas pessoas.

O ‘Bem Estar’ vai ao ar de segunda a sexta, após o ‘Mais Você’.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade