Reprise no Viva

Resumo dos capítulos de Força de Um Desejo que vão ao ar nesta semana

Abelardo revela a Inácio por que quer se casar com Alice, e Higino compra Olívia de Dora

Publicado em 22/01/2023

Resumo dos capítulos 79 a 84 da novela Força de Um Desejo, de Gilberto Braga e Alcides Nogueira, que serão exibidos de 23 a 28 de janeiro, às 15h30 (horário alternativo às 23h45), no canal Viva.

Segunda-feira, 23 de janeiro – Capítulo 79 de Força de Um Desejo

Higino manda Waldir vigiar Olívia e, se necessário, atirar. Mariano espera ansioso a noiva no altar da igreja. Guiomar rende Waldir e a escrava branca parte na diligência. Leopoldo se prepara para mudar para a Corte e morar de favor com uma sobrinha.

Para concretizar o seu plano, Higino quer que Abelardo oficialize o seu noivado e pede ajuda a Idalina, mas ela nada consegue. A polícia intercepta a diligência e leva Olívia acorrentada. Higino combina detalhes do seu plano de matar Inácio. Bárbara escuta uma parte e resolve procurar Idalina.

Inácio, ao sair do banco, recebe um bilhete de Nicolau e vai encontrá-lo na estalagem; os dois saem juntos; Idalina e Quirino seguem-nos.

Os homens vão para a cabana de caça e Nicolau dá uma bebida a Inácio, que apaga. Higino propõe a Dora comprar Olívia. Clemente ajuda os jagunços a colocar fogo na cabana. Idalina chega logo depois e fica desesperada.

Terça-feira, 24 de janeiro – Capítulo 80 de Força de Um Desejo

Quirino entra na cabana pelo alçapão e salva Inácio. Os cavalos disparam e Idalina não consegue controlar a carroça, que vira. Dora vende Olívia, já que Higino promete maltratá-la.

Mariano, Trajano, Inácio e Quirino levam Idalina para a Ouro Verde. Higino paga dois contos a Nicolau; depois, fica furioso ao saber que Inácio está vivo.

Mariano examina Idalina e constata que é grave. Nicolau dá um conto e 500 mil réis para Luzia, só para fazer amor com ela.

Todos na Ouro Verde estão preocupados com o estado de Idalina, que virou heroína ao salvar o neto; ela acorda, mas perdeu a visão.

Bárbara e Alice decidem ir à Ouro Verde. Sobral assina a alforria de Luzia. Olívia é levada para o mercado de escravos na Corte. Abelardo avisa ao irmão que vai se casar com Alice.

Quarta-feira, 25 de janeiro – Capítulo 81 de Força de Um Desejo

Inácio fica desesperado e quase revela que Abelardo e Alice são irmãos. Higino e Dora combinam ir para a Corte; Zelito ouve. Olívia sofre acorrentada, esperando o momento de ser vendida. Mariano vasculha a região procurando a noiva.

Idalina se desespera ao saber que viverão de favor na casa da sobrinha. Sobral interpela o filho, que reafirma o seu desejo de casar-se com Alice. Luzia começa a trabalhar na estalagem. Zelito conta o paradeiro de Olívia e Ester decide ir à Corte com Mariano para comprá-la.

Inácio convence Sobral a perdoar a avó; ela recupera a visão imediatamente e promete vingança porque Higino tentou matar o seu neto.

Olívia se anima ao ver Mariano; Dora avisa que já tem comprador e Higino confirma arrogantemente. Inácio faz uma tentativa derradeira de convencer o irmão, e Abelardo conta os reais motivos do seu casamento: o ódio que sente pela jovem, que ama Inácio, e o dote, que servirá para ajudar o pai.

Quinta-feira, 26 de janeiro – Capítulo 82 de Força de Um Desejo

Inácio fica muito assustado com o que ouve de Abelardo. Ester, Mariano e Guiomar voltam para Santana e guardam segredo sobre o paradeiro de Olívia.

Zulmira avisa que o barão mandou Idalina fazer as refeições no quarto, mas ele manda colocar o seu lugar à mesa; depois, ameaça Clemente veladamente e manda recado para Higino que deseja vê-lo.

Higino cobra de Alice o pedido de casamento de Abelardo. Inácio se aconselha com Ester, que tem certeza que Abelardo ama Alice. Vitório acorrenta Olívia.

Sobral quer contar tudo para Higino; Inácio teme que o inimigo use isso para desmoralizar o Barão. Jesus descobre que o comerciante de escravos que levou Marta vai passar a noite na estalagem. Mariano irrompe na Morro Alto. Ester aborda Alice na rua e leva-a para uma conversa.

Sexta-feira, 27 de janeiro – Capítulo 83 de Força de Um Desejo

Alice nega amar Inácio. Higino expulsa Mariano de casa, sem dar notícias de Olívia. Abelardo avisa o pai que vai se casar com Alice com ou sem o consentimento dele. Jesus mente que está procurando um amigo e Luzia promete ajudá-lo a encontrar-se com o negociante de escravos.

Olívia continua sendo torturada, mas não perde a força. Clemente nega ter participação no atentado a Inácio, mas Idalina não acredita e continua querendo se encontrar com Higino.]

Ester aconselha que Inácio case-se com Alice para humilhá-la e conseguir o dote; o rapaz reage e diz que o que realmente quer é contar tudo para o pai.

Idalina revista o quarto de Clemente em busca de provas do conluio com Higino. Alice, impaciente, decide ir à Ouro Verde, se esconde no quarto de Jesus e pede que ele informe Idalina e Abelardo que ela lá está. O escravo avisa Ester, que manda Inácio ir ao encontro.

Sábado, 28 de janeiro – Capítulo 84 de Força de Um Desejo

Inácio é bem agressivo com Alice. Alice chora e, com sinceridade, afirma ter feito tudo pelo afeto que sente por ele. Zelito leva escondido um prato de comida para Olívia, que jura conseguir fugir.

Luzia leva notícias de Santoro, o comerciante de escravos; Idalina pede que ela encontre uma prova contra Clemente.

Guiomar aproveita a hora da aula para sondar o paradeiro de Olívia. Vitório hostiliza a nova escrava e Olívia cospe na cara dele. Higino acha que é a hora dela pedir clemência.

Jesus nada consegue descobrir sobre o paradeiro de Marta; o negociante sugere que ele verifique, nos recibos de Higino, quem comprou. Sobral decide ir à Morro Alto. Higino vai à senzala ver Olívia.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade