Sinal do além faz Cininha recorrer a pai de santo

A presença de uma borboleta na hora do jantar causa pânico na dona de casa

Publicado há 8 dias
Por Cadu Safner
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nos próximos capítulos de A Viagem, uma borboleta dentro de casa assusta dona Cininha (Nair Belo), que avisa que vai recorrer a um pai de santo para benzer o local. “É o 13!“, grita ela, desesperada ao ver o inseto sobrevoando sua cozinha na hora da janta.

Olha, não dá sorte borboleta voado dentro de casa. Não dá!“, avisa Cininha aos seus convidados, entre eles, Tibério (Ary Fontoura), que pede para ela se acalmar. “Que bobagem, isso é crendice popular. Onde já se viu, uma borboleta tão bonita não dar sorte. Impossível isso”, comenta ele.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Imagina, dona Cininha sabe das coisas”, intervém Padilha (Renato Rabelo). Cininha é enfática. “Claro que não. E pelo sim, pelo não, vou trazer um pai de santo pra benzer a casa”, comunica ela, determinada sobre suas superstições.

O significado da Borboleta

Superstições assombram as borboletas desde a Antiguidade. Para os egípcios, quando uma pessoa morria, o seu espírito deixava o corpo sob a forma de borboleta.

A crença viajou até Roma, passando pela Grécia, onde a palavra psiké, a psique, servia ao mesmo tempo para a alma, o espírito e a borboleta. Segundo a superstição japonesa, acreditam que a borboleta representa a renovação da vida, e quando duas delas estão juntas representam o amor, no entanto várias delas juntas é sinal de que maus dias virão.

E quando uma borboleta entrar na sua casa, com certeza alguém que você gosta o visitará! Algumas pessoas acreditam que as borboletas vem no primeiro dia do ano “avisar” sobre como será aquele ano para a pessoa.

Se a borboleta for branca, a boa sorte está garantida. Mas se for preta, o problema é que algumas pessoas acreditam de verdade nisso e matam as pobres borboletas pretas, que são chamadas de “bruxas” em algumas regiões do país.  

Dizem que quando as borboletas azuis volteiam voando em nossa volta é sinal de boas notícias a caminho e quando as borboletas marrons, a que se chamam de “bruxas” e principalmente quando elas entram dentro de casa, é sinal de má notícia ou uma perda que vem com um grande aborrecimento. Se ela morrer dentro da própria casa, sem ninguém tocar ela, é sinal que o mal foi cortado.

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos de A Viagem.

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio