Pente garfo, usado em cabelos black, se torna objeto fundamental em nova fase de Betty em NY

Objeto será um dos mais usados pela protagonista transformada

Publicado há 4 meses
Por Cadu Safner
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Quem acompanha a novela Betty a Feia em NY, no SBT, perceberá que em breve, na fase pós-transformação, a protagonista se torna uma mulher ainda mais empoderada. E para transmitir a mensagem, a trama terá um aumento de cenas em que a personagem aparece usando o pente garfo.

O instrumento se torna algo fundamental para Betty cuidar do seu “novo” cabelo. O objeto é lido como um objeto de poder para os negros. Pesquisadores de moda também explicam que o pente garfo é feito especialmente para o tipo de cabelo crespo ou ondulado.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ele é feito para o nosso tipo de cabelo e a combinação é tão perfeita que ele pode ser usado como um tipo de adorno capilar. Os fios crespos comunicam a negritude, consolidam uma busca pela ancestralidade e o orgulho por um cabelo que é tão renegado pela sociedade.

Ao assumir tal aparência, a pessoa expressa que tem orgulho do seu black power e o usa como manifestação política, de uma luta antirracista. Isso faz com que se crie uma simbologia em torno desse objeto. Talvez seja por isso que Babu usa o pente garfo como uma espécie de amuleto“, explica Hanayrá Negreiros, ao relembrar Babu no BBB20.

Na ficção, em uma das cenas que já foi ao ar, Betty é intimidada por uma mulher loira de cabelo liso. “Se eu tivesse esse cabelo também me sentiria horrível. Você nunca pensou em usar uma peruca? Algumas são lindas“, diz a personagem racista a ela. Empoderada, Betty responde: “Não, eu gosto e muito do meu cabelo. Não corresponde aos seus padrões eurocentristas de beleza“.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais