
Já há tempos o todo poderoso Coronel Tertúlio (José de Abreu) está em um estado de dar dó em Mar do Sertão, trama de Mário Teixeira exibida na faixa das 18h da Globo. A queda do fazendeiro começou quando ele levou um tiro de Verspertino (Thardely Lima) em uma situação muito suspeita.
Veja também:
Depois disso, Deodora (Débora Bloch) começou a dopar o marido e iniciou um caso com Pajeú (Caio Blat), traindo o marido na maior cara dura. O tempo passou e quando Tertúlio estava ainda se recuperando, o golpe veio do próprio filho, Tertulinho (Renato Góes), que resolveu assumir os negócios da família e interditou o pai judicialmente,
Totalmente arrasado com a traição do herdeiro, Tertúlio resolveu ir embora da fazenda e se instalou na cidade, deixando Candoca (Isadora Cruz) e José (Sergio Guizé) penalizados com sua situação. E após o casal tanto insistir, o coronel resolve se dedicar mais ao tratamento psiquiátrico para se reequilibrar emocionalmente.
Após algumas sessões com o médico amigo de Candoca, certo dia o doutor se assusta com o comportamento do paciente, que segue rebelde. Tertúlio sai da consulta irritado e ouve os cantos do culto na igreja de Dagmar (Heloísa Jorge).
Contagiado com aquele som, o coronel resolve entrar e assiste emocionado, ouvindo as músicas e cada palavra proferida pela pastora. Muito tocado, quando o culto acaba, Tertúlio se aproxima de forma humilde de Dagmar e lhe pede conselhos de vida e sobre a fé.
O fazendeiro fica fascinado com o jeito da pastora e volta outras vezes para conversar e assistir ao culto. Aos poucos os dois vão ficando cada vez mais próximos e surge um interesse mútuo genuíno ali entre eles.