SERÁ LÍDER

José interpreta sonho do faraó, prevê desgraça no Egito e muda o rumo de sua própria vida

Filho de Israel enxerga significado avassalador e informa o soberano

Publicado em 11/10/2021

Nos próximos capítulos de Gênesis, José (Juliano Laham) verá seu destino mudando completamente após ser convocado para ir ao palácio do faraó Sheshi (Fernando Pavão). O servo que passou dois anos na cadeia após ser acusado injustamente de abuso contra Neferíades (Dandara Albuquerque), será responsável por “ler” os sonhos do soberano.

Sheshi conta todo o seu sonho para o súdito, que reflete por um tempo e logo tem uma resposta bem completa para dar ao soberano. “O sonho do faraó na verdade é somente um. Através deles Deus revelou o que está pra acontecer“, começa ele.

“As sete vacas boas são sete anos. As sete espigas boas também, porque o sonho é um só. As sete vacas magras e feias são sete anos, assim como as sete espigas mirradas. Elas serão sete anos de fome”, explica o filho de Israel (Petrônio Gontijo).

José lembra que o sonho foi comandado por forças divinas e, por isso, tem suma importância. “Como disse, senhor, Deus manifestou ao faraó o que está pra acontecer. Vêm aí sete anos de grande abundância por toda a terra do Egito. E após isso, virão sete anos de fome, e toda aquela abundância vai ser esquecida, e a fome vai consumir a terra. Toda aquela abundância não vai ser lembrada diante da fome que seguirá, porque será muito grave”, detalha o servo.

O faraó fica atônito e se vira de costas, tentando assimilar tudo. Ainda encafifado, ele pergunta. “Tem uma coisa… Por que tive dois sonhos se ambos têm o mesmo significado?”. José explica. “O seu sonho foi repetido duas vezes porque essa situação é determinada por Deus e Deus Se apressa em fazer o que está determinado”, sentencia, deixando Sheshi desorientado.

Percebendo que o soberano está sem saber por onde começar, José dá um conselho ousado. “Se me permite… Escolha um homem responsável e sábio e o coloque para governar sobre todo o Egito. E administradores que viajem por todo o reino para recolher a quinta parte das colheitas durante os sete anos de fartura“, sugere José.

“E que eles juntem todo o cereal que puderem e o armazenem nas cidades, para mantimento do povo, com tudo sendo controlado pelo senhor. Esse mantimento vai abastecer o Egito nos sete anos da fome, para que ninguém morra“, finaliza José.

Sheshi não esconde a desorientação. Os sábios e os outros ficam bastante surpresos com a interpretação. A partir daí, a história de José passa a ser redesenhada. O servo se tornará o governador do Egito e mudará completamente o seu rumo.

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos de Gênesis.

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV.