Benê explica seu autismo para Cícero: “Você não tem noção”

O momento ocorre após a jovem presenciar uma discussão entre seus pais

Publicado há 4 horas
Por Cadu Safner
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Malhação – Viva a DiferençaCícero (Luciano Pontes) aparece na casa de Josefina (Aline Fanju) depois que ela exigiu dele uma pensão para Benê (Daphne Bozaski) e Julinho (Davi Souza). O homem tenta ser amigável com todos, mas acaba discutindo com a ex-mulher na cozinha.

Do quarto, os irmãos ouvem tudo, inclusive o desespero da mãe quando o pai sugere levar Julinho embora e deixar Benê com Josefina como uma alternativa para resolver o problema do dinheiro.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Josefina se enfurece e, aos prantos diz que ele enlouqueceu e que não conhece os filhos, principalmente Benê. “Você não tem noção de quem ela é, da menina maravilhosa que a Benê é!“, diz ela. “Mas, afinal, o que ela tem? Qual o problema da Benedita?“, questiona Cícero.

Neste momento Julinho e Benê chegam de surpresa. O menino diz que não vai embora com o pai, e a estudante decide explicar a Cícero o que ela tem. “Quando eu era criança, pai, ainda no tempo em que eu ganhava bonecas, eu fui diagnosticada com autismo.

Mas aí, depois de muitas conversas com a Renata, minha psicóloga, com vários médicos e com um neuropedagogo, que é amigo da Dóris (Ana Flávia Cavalcanti), diretora da minha escola… me disseram que eu era Asperger”, diz ela.

Cícero não entende nada, mas a menina continua: “É uma síndrome que afeta a minha capacidade de socialização. E descobrir isso foi muito bom! É que, de repente, por causa disso, eu descobri um monte de coisas sobre mim! Isso explicava a minha dificuldade de fazer amigos.

E mesmo tirando notas altas na escola e sabendo todas as espécies de pássaros, tinha dias que eu não queria ver e nem conviver com ninguém. E muito menos tocar e abraçar as pessoas“, detalha Benê.

Josefina se emociona enquanto escuta a filha, que continua: “A Renata me explicou que Asperger continua a ser um estado do Espectro Autista. Isso quer dizer que eu sou uma autista com habilidades para fazer muitas coisas. Isso não é uma doença. É uma diferença humana“, ressalta.

Cícero ouve tudo, mas não fala nada…. E Benê segue sua explicação, muito emocionada: “Depois, eu pesquisei na internet e descobri que cada Asperger é de um jeito, que não adianta ficar checando os sintomas. E isso foi o mais legal, porque eu descobri que eu sou como todo mundo.

E que cada pessoa tem o seu jeito de ser. E que mesmo que eu pareça esquisita porque tenho uma maneira diferente de entender o mundo, esse é o meu jeito de ser, pai“, conta ela.

Josefina e Julinho estão abraçados, emocionados, mas o homem nada diz. Benê, então, confessa que queria ter o pai ao seu lado e, chorando muito, pergunta se ele sente o mesmo.

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos de Malhação: Viva a Diferença

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio