Mistério do passado

Bambolê: Barreto passa mal, tem um enfarte e, delirando, chama Ana pelo nome de Eugênia

Já recuperado, mas ainda necessitando de cuidados, o empresário pede que a esposa assuma seus negócios

Publicado em 07/04/2023

O casamento entre Ana (Myriam Rios) e Barreto (Rubens de Falco) vai cada vez pior em Bambolê, novela de 1987 em reexibição atualmente no Canal Viva. Enquanto a moça não consegue esquecer Luís Fernando (Paulo Castelli), o ricaço começa a perder a paciência com ela e passa a trata-la de forma mais ríspida.

Certa vez, com ciúme, Barreto discute seriamente com a esposa, mas logo na sequência começa a passar mal e sofre um enfarte. O empresário é levado às pressas para o hospital e Ana o acompanha. Mas no caminho, quase entre a vida e a morte, ele começa a ter delírios.

Ana (Myriam Rios) em Bambolê
Ana (Myriam Rios) em Bambolê

Barreto se lembra de passagens de sua vida e agora fica claro que ele sempre foi apaixonado por Eugênia (Myriam Rios), a falecida mulher de Álvaro (Cláudio Marzo) e mãe de Ana. O ricaço também se lembra da morte de Eugênia e de sua participação ativa no acidente fatal que a vitimou.

Ainda delirando, Barreto chama Ana pelo nome de Eugênia e, como já não é a primeira vez que isso acontece, a moça fica constrangida e ainda mais intrigada e curiosa para saber sobre o passado dos pais e do marido.

Alguns dias se passam e após o susto Barreto se recupera e volta para a casa. Mas o médico alerta Ana de que ele precisará de cuidados e não pode passar por nenhum tipo de nervoso. A filha mais velha de Álvaro ajeita o marido e o trata com carinho e ele pede que ela assuma seus negócios, ao menos até que ele se recupere, o que deixa a moça bastante espantada.