Janaína descobre o segredo do doce de leite misterioso

Janaína (Dira Paes) em Verão 90
Publicidade

Nos próximos capítulos de Verão 90, Janaína (Dira Paes) descobrirá o segredo do doce de leite misterioso. Nada mais é do que uma uma erva chamada Cipó Danado. “Você ainda guarda suas receitas em um caderninho, é?”, questionará Herculano (Humberto Martins), vendo Janaína procurar o tal segredo do doce de leite misterioso em um de seus caderninhos.

“Só as especiais! As minhas maiores criações, as receitas que eu fui aprendendo pela vida… Uns segredinhos… Sem esse caderno não sou ninguém! Tem receitas aqui dos meus tempos de garota (…) Tá aqui! Sabia! Já sei o que tem nesse doce de leite! Cipó Danado?! Cipó danado!”, dirá Jana.

“É uma planta utilizada na culinária dos índios da aldeia Sapukai, na Costa Verde. Ela é usada também como planta medicinal, no tratamento da bronquite. Por isso eu conheço tão bem. O Jerônimo tinha muita bronquite quando criança. Quem me apresentou essa planta foi dona Aruana, uma índia da aldeia Sapukai. Ela costumava usar o cipó em várias iguarias, e ele realmente provoca uma sensação de bem estar.”, explica Janaína.

Continua depois da publicidade

Cipó Danado

“Dona Aruana mastigava a planta e dizia que dava ânimo. Mas o cipó danado tem que tem que ser consumido logo depois de colhido, porque se o sumo passar por algum processo de fermentação, o efeito se potencializa”, acrescentará a chef, feliz da vida, já que ela poderá usar a erva em suas novas receitas.

Madá (Fabiana Karla) ficará surpresa com a descoberta de Janaína, já que o doce de leite misterioso a aproximou de Raimundo (Flávio Tolezani), seu novo amor. “Você acha que foi isso que aconteceu com o doce de leite?”, pontuará a esotérica, meio que desconfiada.

“Acho que sim. Como essas latas de doce apareceram no mar, eu liguei pra um conhecido meu da marinha e descobri que essas latas chegaram ao litoral no verão de 1987, depois de um naufrágio com um navio de carga, na região da Costa Verde. Ele acha que as latas estariam nesse navio. O que é bem possível porque o doce pode ter sido comprado na região da tribo”, acrescentará Jana, deixando os presentes cada vez mais apreensivos.

Segredo revelado

“Caraca! Mas por que essas outras latas só apareceram na praia agora, em 1993? Elas podem ter ficado presas num container do navio. Então o que causa esse efeito é esse tal Cipó Danado?”, indagará Patrick (Klebber Toledo), cheio de dúvidas. “Exatamente. E a planta acabou fermentando esse tempo todo no mar. Sem isso, a planta não tem perigo nenhum. E ainda dá uma sensação de prazer… Como a cafeína que deixa você mais ligado, sem maiores alterações…”, continua.

“Eu vou fazer experiências até encontrar uma receita que provoque bem estar e seja inofensiva. Mas, como o trunfo de toda a boa cozinheira é o seu tempero secreto, queria pedir pra esse segredinho ficar só entre a gente. Pode ser?”, finalizará Jana, matando a charada do doce de leite e pedindo sigilo aos presentes (Madá, Herculano e Patrick).

Verão 90 tem colaboração de Daisy Chaves, Isabel Muniz, João Brandão e Luciane Reis, direção artística de Jorge Fernando, direção geral de Jorge Fernando e Marcelo Zambelli e direção de Ana Paula Guimarães e Diego Morais.

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos da novela Verão 90

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV Globo, SBT, Record TV e Band.

Publicidade
© 2021 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade