No Jornal Nacional

William Bonner responde ao descontrole de Bolsonaro com repórter: “Ela cumpria apenas seu dever profissional”

Laurene Santos foi alvo de ataques do presidente ao questioná-lo sobre o uso de máscara

Publicado em 21/06/2021

Na edição desta segunda-feira (21) do Jornal Nacional, William Bonner respondeu ao descontrole de Jair Bolsonaro contra Laurene Santos, da TV Vanguarda, afiliada da TV Globo sediada em São José dos Campos. Na ocasião, a repórter sofreu ataques do presidente durante um evento que aconteceu em Guaratinguetá, no interior de São Paulo.

A Globo e a TV Vanguarda repudia ao tratamento dado pelo presidente à repórter Laurene Santos, que cumpria apenas o seu dever profissional. Não será com gritos nem intolerância que o presidente impedira ou inibirá o trabalho da imprensa no Brasil. Esta, ao contrario dele, seguirá cumprindo seu papel com serenidade“, comentou Bonner sobre a atitude de Bolsonaro.

Laurene havia questionado o presidente sobre a obrigatoriedade do uso da máscara, já que ele chegou ao evento sem o acessório de proteção. Bolsonaro disse: “Eu chego como eu quiser, onde eu quiser, eu cuido da minha vida“; e tirou novamente a máscara.

Ela, então, tentou explicar que o uso da máscara é exigência de lei, mas ouviu Bolsonaro lhe mandar “calar a boca”. O presidente ainda insultou a Globo com palavrões. Vale lembrar que, no último sábado (19), o Brasil atingiu a tenebrosa marca de 500 mil mortos pela Covid-19.

Em seu Instagram, Laurene recebeu diversas mensagens de solidariedade de internautas em suas últimas publicações. “Toda a minha solidariedade. Você foi brava!!”, comentou um.

“Meus parabéns pelo seu profissionalismo hoje. Sua altivez, sua coragem e sua calma fazem a diferença e ajudam a iluminar o momento histórico grave que vivemos. Força e continue sempre em frente. Viva o jornalismo. Vamos juntas!”, escreveu a jornalista Vera Magalhães.

“Parabéns pela coragem, Laurene! Você foi gigante!”, “Laurene, parabéns!!! Você é uma repórter especial e incrível! Mostrou como ser uma excelente profissional, obrigada pela coragem!!” e “parabéns pelo seu profissionalismo e coragem, hoje! Que seja abençoada e protegida por Deus e todas as deusas!” ainda estavam entre as mensagens.

A Globo e a TV Vanguarda emitiram uma nota de repúdio a Jair Bolsonaro e em apoio a Laurene:

“O presidente Jair Bolsonaro falou hoje sobre a marca de 500 mil mortos por COVID no Brasil alcançada no sábado. Foi em viagem a Guaratinguetá, interior de São Paulo, durante conversa com jornalistas que o questionaram se gostaria de dizer alguma palavra sobre as mortes. Bolsonaro disse que lamenta todos os óbitos e em seguida voltou a defender o uso de medicamentos ineficazes contra a COVID.

Na mesma entrevista, o presidente destratou a repórter Laurene Santos, da TV Vanguarda, afiliada da Globo. Laurene perguntou por que ele tinha chegado à cidade sem máscara mesmo tendo sido multado recentemente em São Paulo por não usar a proteção.

Bolsonaro disse “eu chego como eu quiser, onde eu quiser, eu cuido da minha vida”. Em seguida, tirou novamente a máscara. A repórter tentou explicar que o uso da máscara é exigência de lei. Mas o presidente mandou a repórter calar a boca e insultou a Globo com palavrões.

A Globo e a TV Vanguarda repudiam o tratamento dado pelo presidente à repórter Laurene Santos, que cumpria apenas o seu dever profissional.

Não será com gritos nem intolerância que o presidente impedirá ou inibirá o trabalho da imprensa no Brasil. Esta, ao contrário dele, seguirá cumprindo o seu papel com serenidade. À Laurene Santos, a irrestrita solidariedade da Globo e da TV Vanguarda”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade