Voltada para o público infanto-juvenil, relembre tramas bastante adultas de As Aventuras de Poliana

Publicado em 26/06/2019

A novela As Aventuras de Poliana já se provou um verdadeiro sucesso de público e comercial para o SBT. Com diversos produtos licenciados, a trama está há um ano no ar, e com audiência constante nos dois dígitos. A produção deve alcançar os incríveis 750 capítulos em sua totalidade.

A história da menina que vê o mundo com bons e tenta transformar tudo em algo aprazível não possui apenas elementos infantis, mesmo sendo uma trama infanto-juvenil, ou ‘para a família’, como é a anunciada pela emissora de Silvio Santos. A trama também possui tramas adultas, que chamaram a atenção do telespectador e a elevaram a um nível interessante.

Essa situação toda mostra que a dramaturgia do SBT, apesar de apostar muito nas crianças como, público alvo ainda considera os outros membros da família. A novela, apesar da plástica infantilizada, acaba buscando agregar a todos por meios dessas tramas, que, muitas vezes, são desenvolvidas mais qualitativamente do que as de produções concebidas para adultos somente. Confira algumas.

Lazaro Menezes e Kiara Sasso
Lazaro Menezes e Kiara Sasso Caio Gallucci

Protagonista perde os pais

A primeira grande trama adulta de As Aventuras de Poliana foi mesmo a morte dos pais da protagonista. Ali, as crianças, inclusive, foram obrigadas a lidar com uma realidade dolorida e impossível de reverter. Devido a esta situação, Poliana (Sophia Valverde), acaba se mudando para São Paulo para viver com sua tia. A perda dos pais, apesar de chocante, foi o motivo para transformar a trajetória da personagem principal.

Preconceito racial explode além da ficção

Apesar de ser uma trama leve, lúdica, As Aventuras de Poliana não é uma novela rasa. O texto até propõe discussões sobre temas relevantes na atualidade, como o racismo. A personagem Késsya, de Duda Pimenta, é acusada de roubar e questiona se os apontamentos ocorreram por causa da cor de sua pele. Mas a diretora acaba contra-argumentando que a culpa do racismo é dos próprios negros. A cena na ocasião, chamou a atenção e levantou a discussão sobre o racismo velado nas tramas infantis.

Ciro (Nando Cunha) de As Aventuras de Poliana
Ciro Nando Cunha de As Aventuras de Poliana ReproduçãoSBT

A morte de Ciro choca

Outro momento chocante foi mesmo a morte de Ciro (Nando Cunha), que saiu de cena tragicamente. O personagem amado pelo público morreu durante uma tempestade. Ele desejava minimizar o impacto das goteiras em sua casa e, para sua desgraça, o teto desabou sobre sua cabeça. A sequência pode ser apontada como forte, mas ele não morreu na hora. Foi levado para um hospital e, de lá, não saiu mais. Muita gente reclamou da forma pesada como tudo aconteceu, inclusive o próprio ator.

Mirela e os pais em jantar com Luca
Mirela e os pais em jantar com Luca

Falso sequestro

Zóio (Vyni Takahashi) e Mosquito (Lucas Papp) aprontam mais uma e, dessa vez, com os pais de Mirella (Larissa Manoela). Eles aproveitam que a garota está fora de casa e armam um golpe, fingindo um sequestro da garota. Dona Branca (Lilian Blanc), no entanto, acredita em tudo e acaba por dar todas suas economias e só mais tarde percebe que foi uma cilada. A situação é, claramente, uma realidade dura do Brasil invadindo a ficção infanto-juvenil.

Nadine (Raquel Bertani) em As Aventuras de Poliana
Nadine Raquel Bertani em As Aventuras de Poliana Reprodução

Competitividade sem limites no trabalho

Nadine, personagem de Raquel Bertani, começou a novela sendo uma personagem subestimada no trabalho. Especialista em games, sua aparência impedia que ela alcance maior reconhecimento. Com o tempo, ela acabou mostrando potencial na empresa de game, mas se tornou uma vilã, de certa forma, para conquistar um posto melhor dentro da empresa. O que ela fez? Armações contra seus superiores, puxando o tapete, e tentou construir uma amizade com a esposa de seu patrão. Além disso, mesmo em uma trama infantil, a moça sempre se utilizou de sua sensualidade. Com isso, ‘Poliana’ mostra que tem muitas tramas adultas para ninguém botar defeito.

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos da novela As Aventuras de Poliana.

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV Globo, SBT, Record TV e Band.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade