Luta

Vítima de racismo, ator revela semelhança com papel em Nos Tempos do Imperador: “Estou contando minha história”

Michel Gomes relata situações cotidianas de preconceito

Publicado em 28/07/2021

Nos tempos do Imperador estreia na Globo dia 9 de agosto trazendo à tona a história do Brasil após a proclamação da Independência. Nessa época, o País vivia também uma grande revolução no que se refere à luta dos negros por seus direitos.

Porém, mesmo com a abolição da escravatura pela Princesa Isabel – fato que deve ser evidenciado na trama -, os casos de racismo perduram de lá para cá. Ou seja, o debate proporcionado pela novela surge como primordial para reforçar o posicionamento antiracista.

O ator Michel Gomes, que protagonizará a história escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão, exalta a necessidade de por o tema em pauta, sobretudo por viver o racismo na pele em seu cotidiano. “As histórias da novela são dos nossos ancestrais, mas também são histórias que vivo até hoje. Moro num bairro onde, toda vez que saio de moto, levo uma ‘dura’ até alguém saber que eu sou público”, conta ele em entrevista ao jornal Extra.

Ele pontua que situações como as que ele precisa enfrentar no dia a dia podem se assemelhar com o de seu personagem, que levará os nomes de Samuel e de Jorge no folhetim. “Nós (negros) somos os que mais sofrem, então, quando estou em cena, consigo escrever toda minha vida ali. Estou contando minha história também”, explica Gomes.

A semelhança é tanta, que o artista conta que é difícil se desvencilhar do papel quando não está gravando. “O único desafio é deixar meu personagem no trabalho, chegar em casa e relaxar. Eu não consigo trabalhar de outra forma que não seja na intensidade, e meu corpo não entende isso“, coloca.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade