Vice-presidente da RedeTV! critica Globo e afirma que o Ibope deveria ser proibido de divulgar pesquisas

Publicado em 25/03/2019

O vice-presidente da RedeTV!, Marcelo de Carvalho criou na última semana um perfil no Twitter. Através da rede social, o também apresentador discorre sobre política, e faz inclusive críticas à forma como a Rede Globo tem lidado com o assunto. Em algumas postagens ele cita por exemplo, o espaço que a emissora carioca dedica seu espaço para divulgar pesquisas relacionadas à suposta baixa popularidade do atual governo.

“A Globo (sempre a Globo claro) dando um espaço imenso em todos os seus veículos para a pesquisa do Ibope que aponta uma queda de popularidade do presidente”, escreveu Marcelo em um dos posts.

Ele ainda afirmou que o Ibope falhou ao afirmar em 2018 que Bolsonaro não teria chances de vitória no segundo turno. Segundo Carvalho, os dados de pesquisas do Ibope não deveriam ser divulgados, pois evitaria assim que se fizesse má interpretação, e mau uso das informações.

“Qualquer instituto de pesquisa que tenha errado tão fragorosamente como o Ibope nas últimas eleições deveria ser proibido de divulgar resultados por um determinado período para solucionar seus ‘problemas técnicos’. Ou veiculá-las com um Header ‘esta pesquisa não é confiável’, como nas embalagens de cigarro onde se adverte que fumar é prejudicial à saúde”, explicou o apresentador ao responder uma mensagem do colunista Maurício Stycer.   

Questionado se a RedeTV! não divulgaria mais seus dados de audiência, ou se eram falsos os números do Encreca, ou da partida do Corinthians, em que a emissora marcou dois dígitos, Marcelo explicou que o Ibope do qual ele se referia era outra empresa de mesmo nome. “Quem mede audiência é a Ibope Media. Essa empresa foi adquirida em 2014 pela Kantar, empresa pertencente ao gigante de comunicação WPP. A outra, de pesquisa política se chama Ibope Inteligência, e é controlada pelos antigos proprietários”.

Confira alguns dos tweets de Marcelo de Carvalho

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