Veja alguns importantes empregados domésticos da ficção

Publicado em 24/07/2017

No último sábado (22) foi comemorado o dia do empregado doméstico. A data celebrada internacionalmente nasceu de um boato espalhado por um empregado americano em 1921, que sem conseguir folgas para visitar sua família, disse a seus patrões que no dia 22 de Julho era comemorado o dia do serviçal e eles precisariam lhe conceder folga sob pena de punição da corte. Nas novelas, a figurinha do empregado doméstico sempre esteve presente. Vamos lembrar de alguns deles:

Leia também: Com personagem cheia de conflitos, Maria Fernanda Cândido comprova que faz falta às novelas

Cláudia Mello
Zu Cláudia Mello em A Força do Querer Divulgação TV Globo

Zu

Na atual novela das 21h, A Força do Querer, Zu (Cláudia Mello) é uma babá que age muitas vezes como conselheira e amiga da família de Joyce (Maria Fernanda Cândido) em meio às turbulências emocionais. Responsável pela criação de Ivana (Carol Duarte) e Ruy (Fiuk), está sempre tentando criar um ambiente agradável para todos na resolução de seus conflitos.

Rodrigo Fagundes é Nelito em Pega Pega
Rodrigo Fagundes é Nelito em Pega Pega Divulgação

Nelito

Nelito (Rodrigo Fagundes), de Pega Pega, serviu Pedrinho (Marcos Caruso) como mordomo durante muitos anos, e de tanto afeto não soube se desvencilhar do patrão quando ele decretou a própria falência. O rapaz considera o antigo dono do Carioca Palace, mais que um amigo, um verdadeiro pai.

Marcelo Serrado
Crô Marcelo Serrado em Fina Estampa Divulgação TV Globo

Crô

Crodoaldo Valério (Marcelo Serrado), de Fina Estampa, era o mordomo da vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni), que de tão fiel e devoto à patroa conseguia quase prever seus pensamentos. Com o desaparecimento dela, o mordomo herdou metade de seus bens. O personagem fez tanto sucesso que ganhou um longa-metragem.

Cida, Rosário e Penha em Cheias de Charme (Divulgação)
Cida Rosário e Penha em Cheias de Charme Divulgação

Empreguetes

As três Marias, Maria do Rosário (Leandra Leal), Maria da Penha (Tais Araújo) e Maria Aparecida (Isabelle Drummond) fizeram sucesso em Cheias de Charme. As três empregadas domésticas formaram o trio musical que bombou na internet após a divulgação de um clipe caseiro. A novela trouxe à tona, as dificuldades dos trabalhadores domésticos, assim como a luta por direitos como carteira assinada e benefícios como folgas.

Adriana Esteves e Débora Falabella
Adriana Esteves e Débora Falabella DivulgaçãoTV Globo

Nina

Chef de formação internacional, Nina (Debora Falabella), de Avenida Brasil, foi trabalhar na casa de Carminha (Adriana Esteves) como parte do plano de vingança contra a ex-madrasta. Excelente cozinheira, conseguiu refinar o paladar da família de Tufão (Murilo Benício), sempre servindo pratos diferentes e banhando a todos em cultura. Tinha como colegas as outras empregadas Zezé (Cacau Protásio), e Janaína (Claudia Missura), que por sinal também tinha uma empregada doméstica em sua casa.

Ítalo Rossi
Alfred Ítalo Rossi em Senhora do Destino Divulgação TV Globo

Alfred

Em Senhora do Destino, Alfred (Ítalo Rossi) era o mordomo que servia e ajudava como confidente de Gisela (Ângela Vieira). Sua família, de origem inglesa, trabalhou durante gerações para a família do Barão de Bonsucesso (Raul Cortez). Tinha um grande carinho por Duda (Debora Falabella), a quem viu crescer.

Anjo Mau
Nice Gloria Pires e Rodrigo Kadu Moliterno em Anjo Mau Divulgação TV Globo

Nice

A babá Nice (Gloria Pires) era uma protagonista com ares de vilã em Anjo Mau. A moça era extremamente ambiciosa e desejava casar-se com o patrão Rodrigo (Kadu Moliterno) para herdar todos seus bens e ter uma vida cheia de luxo e riqueza, mas acabou se apaixonando verdadeiramente por ele.

Claudia Rodrigues
Marinete Claudia Rodrigues em A Diarista Divulgação TV Globo

Marinete

Marinete (Claudia Rodrigues), foi a protagonista de A Diarista, um dos programas de humor mais lembrados da Rede Globo. Divertida, e atrapalhada, a baixinha diarista fazia sucesso pelo seu carisma e ousadia para lidar com situações adversas.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade