Publieditorial

TV tem forte penetração entre jornalistas brasileiros

Por assinatura ou televisão aberta, meio é acompanhado pela maioria dos comunicadores do País

Publicado em 03/02/2022

Pesquisa divulgada nesta terça-feira, 1º de fevereiro, pelo Portal Comunique-se, mostra por onde os jornalistas costumam consumir conteúdos. E a maioria diz ter o hábito de acompanhar a mídia televisiva.

Dos 335 entrevistados, 71,9% têm o costume de se informar por meio de canais da TV paga — deixando esse tipo de mídia atrás apenas de “internet, sobretudo a parte textual”, com 98,2% (era possível marcar mais de um item na resposta).

A TV aberta também aparece como meio de comunicação acompanhado pela maioria absoluta dos jornalistas brasileiros. 63% dos respondentes acompanham esse tipo de mídia, que completa o pódio entre os veículos com maior popularidade entre os comunicadores do País.

Mercado de trabalho

A cada 10 jornalistas atuantes em veículos de comunicação, dois trabalham em alguma emissora de TV. É o que mostra também o levantamento divulgado pelo Portal Comunique-se. Isso porque, entre os que estão inseridos em redações, 21,6% têm um canal de televisão como empregador

O levantamento

Intitulada “Raio-X do mercado de jornalismo no Brasil”, a pesquisa do Portal Comunique-se foi realizada por meio do Comunique-se 360, solução de comunicação corporativa e marketing digital. O relatório completo do levantamento está disponível gratuitamente na internet.