Os primeiros seis meses de 2020 foram de terror para as operadoras de televisão paga do país. Juntas, elas perderam 605.967 clientes, em meio à paralisação econômica por conta da pandemia do novo coronavírus, que assolou o país em uma crise sanitária sem precedentes.
Veja também:
Com isso, em junho, o país tinha somente 15.180.313 assinantes. Para se ter ideia, no auge da televisão paga, em setembro de 2016, o país era líder na América Latina em número de assinantes, com 19.012.106, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Este é o pior momento do mercado de televisão por assinatura desde 2012, quando o setor crescia pujantemente. Naquela época, o Brasil tinha pouco mais de 15 milhões de contratos ativos.
De acordo com site Notícias da TV, apenas o Nordeste do Brasil, ao contrário do Centro-Sul, registra aumento, ainda que leve, na base de assinantes. Os destaques são Alagoas, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Todos eles com cerca de 2% de crescimento.