nova direção

TV Escola anuncia nova Diretora de Educação

Claudia Costin assume o canal educativo da Acerp

Publicado em 18/02/2021

A TV Escola, canal de educação da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), anuncia Claudia Costin como nova Diretora de Educação. A Acerp é uma organização social federal com quase 100 anos de história na área de educação no Brasil.

Segundo o presidente da Acerp, Francisco Câmpera, a escolha de Claudia Costin se deu por ela ser hoje uma das maiores referências em Educação no país e no exterior. “É a pessoa certa para nos ajudar a elevar a TV Escola a um novo patamar de inovação e excelência. Também será diretora educacional em todos os projetos da Acerp”, diz.

Além disso, Claudia vai apresentar o programa Salto para o Futuro, cujo foco é a formação e atualização continuada de professores de ensino Fundamental e Médio, e a discussão de políticas públicas para o setor.

Sobre a importância da televisão como ferramenta de educação, Claudia observa que “quando não se tem conectividade de banda larga, como no caso de boa parte da população no Brasil, a televisão pode ser uma alternativa muito interessante. Isso já acontece, por exemplo, nas escolas rurais, onde a TV Escola é distribuída. Mas a pandemia, com a suspensão de aulas presenciais, iluminou essa experiência e mostrou que não se pode subestimar o potencial da televisão”.

Para a especialista, que também é diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, cada vez mais haverá uma conexão entre várias mídias para se levar aprendizado às pessoas. E a televisão integra de forma importante esse ecossistema.

“A conexão entre a televisão e as várias mídias permite oferecer recursos educacionais digitais abertos para que a população possa aprender mais. E não só para quem está matriculado na educação básica ou no ensino superior. Pode ser para a população em geral. Aprendizado ao longo da vida é um valor que foi consolidado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da Onu”, explica.

Para Claudia, o impacto de mudanças estruturais no mundo, entre elas a tecnologia substituindo o trabalho humano e extinguindo postos de trabalho, é uma preocupação que pode ser endereçada com uma política de qualificação profissional contínua por meio da educação.

“Participei da Comissão Global sobre o Futuro do trabalho, da OIT, onde muito se discute sobre o tema. A criação de novos postos de trabalho obrigará as pessoas a se reinventarem com frequência. A se qualificarem para novas propostas de trabalho. Nesse sentido, é muito interessante a ideia de uma televisão que se conecte com plataformas digitais que permitam aprendizado em cursos rápidos ou até atualização de repertório cultural para todos que assim desejarem”, conta.

Primeiros passos

Focar na questão da aprendizagem emergencial remota será uma das prioridades no início do seu trabalho na TV Escola. “Vamos ajudar os estados e municípios que assim o desejarem a ter material de qualidade para um ensino que, mesmo com a volta às aulas acontecendo, será uma situação de ensino híbrido. Isso pode inaugurar uma nova era de ensino híbrido, que para as escolas públicas vai ser muito importante”, explica.

Salto Para o Futuro

Claudia Costin também comandará o programa Salto Para o Futuro, transmitido de segunda a sexta-feira pela TV Escola, que tem como proposta a formação continuada de professores de Ensino Fundamental e Médio, veiculando também séries de interesse para a Educação Infantil. No ar desde 1991, o programa é interativo e se tornou referência para professores e educadores de todo o país.

O programa conta com orientadores educacionais, que coordenam os trabalhos em aproximadamente 600 telepostos, distribuídos em todo o território brasileiro e tem momentos interativos que possibilitam aos professores, reunidos nesses espaços, um contato “ao vivo” com os debatedores dos temas em análise.

Embora seja especificamente produzido para o aperfeiçoamento de professores e educadores em exercício, em alguns municípios, o programa também é utilizado como apoio aos cursos de formação de professores para as séries iniciais, ficando a critério de cada estado a avaliação e a certificação dos participantes.

“Temos que fazer com que o professor passe a se valorizar mais e valorizar o seu fazer, de forma que a sociedade entenda, como pode entender durante esse período de afastamento das escolas, a complexidade do trabalho do professor. Então, a minha ênfase no comando do programa será no diálogo com os professores e na valorização da profissão”, diz.

Sobre Claudia Costin

Claudia Costin é fundadora e diretora do FGV CEIPE – o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), professora da PUC-SP, do Insper, da Enap (Canadá) e, mais recentemente, da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É articulista da Folha de São Paulo e cofundadora do movimento da sociedade civil, Todos Pela Educação. Integra, desde o final de 2020, o UIL – Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida – Institute for Lifelong Learning – da Unesco

Sobre a TV Escola

Criado há 25 anos e gerido desde então pela Roquette Pinto Comunicação Educativa (Acerp), a TV Escola é a emissora da cultura e da educação. É o canal produzido para professores e educadores interessados em capacitação profissional, e alunos interessados em aprender. Tem o objetivo de subsidiar a escola, mas não substituí-la. É uma ferramenta pedagógica disponível para o professor, seja para complementar sua própria formação, seja para ser utilizada em suas práticas de ensino.

A TV Escola é uma plataforma de comunicação baseada na televisão e distribuída também na internet. Na televisão é distribuída por satélite aberto, analógico e digital, para todo o território nacional, atingindo 15 a 20 milhões de antenas parabólicas. Além da distribuição por satélite aberto, também é distribuída pelas operadoras de TV por assinatura. Na Internet, usuários de smartphoes, tablets e outros dispositivos móveis, podem acessar o sinal da TV Escola ao vivo por aplicativos para iOS e Android.

Sobre a Roquette Pinto

A Associação Roquette Pinto tem quase 100 anos de história e é uma Organização Social Federal. Trabalha pela melhoria da educação no Brasil. Sua equipe de educadores e profissionais de comunicação vêm, continuamente, utilizando o que há de mais atual em tecnologia a fim de produzir conteúdos de qualidade e acessíveis a todos. “Comunicar para educar” tem sido a missão da Associação durante todos esses anos.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade