Reprise

TV Cultura reapresenta série sobre modernismo em celebração à Semana de 22

Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade são destaque em série documental

Publicado em 17/02/2022

Neste sábado (19) e domingo (20), em celebração ao Centenário da Semana de 22, a TV Cultura reapresenta a série original Modernistas, que traz um dos movimentos mais importantes da cultura brasileira, o Modernismo.

Quatro documentários relatam a vida e a obra dos principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 22 – Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Victor Brecheret.

Com episódios de 26 minutos cada, a série, dirigida por Ricardo Elias, foi elaborada a partir de uma ampla pesquisa, misturando depoimentos, fotos de acervo pessoal, acervo da TV Cultura e imagens de arquivo.

Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade ganham destaque nos episódios de sábado. E, no domingo, o público conhece a vida e obra de Mário de Andrade e Vitor Brecheret. Em ambos os dias, os episódios vão ao ar a partir das 22h.

Episódio 1 – Tarsila do Amaral

Conduzido pela sobrinha-neta de Tarsila, conhecida como Tarsilinha, a edição destaca a carreira artística da pintora até seu recente sucesso no MOMA – Museu de Arte Moderna de Nova York -, em 2018, com uma exposição exclusiva Inventing Modern Art in Brazil, que a expôs para o mercado internacional.

O episódio destaca também o sucesso da exposição Tarsila Popular, em 2019, no Masp, em São Paulo, que contou com a visitação de 402 mil pessoas – recorde de público. E o caráter didático das suas obras, já que a pintora é uma das primeiras artistas a serem apresentadas para as crianças.

Uma curiosidade a destacar é que a edição tem um dos únicos registros em vídeo de Tarsila, feito em 1972, e que pertence ao acervo da TV Cultura. A atriz Victoria Blat, que atuou na série Dois Irmãos da Rede Globo, interpreta em alguns momentos a pintora.

Episódio 2 – Oswald de Andrade

Narrado pela sua filha mais nova, Marilia de Andrade, dançarina e professora da Unicamp, o episódio fala da convivência com o mais ousado e controverso modernista. E aborda o esquecimento que Oswald foi submetido até ser resgatado pelo Teatro Oficina.

Poético, inovador, ousado, o documentário mescla os poemas do artista com imagens de seus livros e biografia pessoal. Como diz um dos depoentes na edição, a obra de Oswald se pauta pela sua biografia. Sua trajetória artística e sua obra se misturam com fatos cotidianos, como a briga com Mário de Andrade, com quem se desentendeu e amargou um arrependimento até o fim da vida.

Episódio 3 – Mário de Andrade

Mário de muitas faces, como diz um dos seus poemas, “Eu sou 300, sou 350”. Pesquisador, musicista, professor de piano, escritor, agente cultural, folclorista, fotógrafo. Ele exerceu múltiplas atividades e em cada uma delas foi mais genial do que na outra.

O autor do clássico Macunaíma também é um dos mais importantes pesquisadores da cultura brasileira. É responsável pelo registro e resgate de muitas danças e músicas folclóricas de todo o Brasil.

Ele também criou uma série de aparatos culturais como bibliotecas itinerantes, a Biblioteca Pública de São Paulo, hoje Biblioteca Mário de Andrade, e o Coral Lírico Paulistano.

O episódio é conduzido pelo seu sobrinho Carlos Augusto de Andrade, e ilustrado por um rico acervo de fotografias, além de uma visita à antiga casa do artista, hoje um centro cultural. O ator Paschoal da Conceição interpreta Mário de Andrade em alguns momentos.

Episódio 4 – Victor Brecheret

Gênio, escultor conhecido pelas obras espalhadas pela cidade de São Paulo, a trajetória de Brecheret se mistura com alguns momentos importantes da história da capital Paulista.

Ele também possui obras diversas que dialogam com a cultura brasileira. Na edição, a filha de Victor Brecheret, Sandra Brecheret fala da biografia do pai, do período em que viveu na Europa, seus grandes monumentos e também das esculturas funerárias que fez ao longo da vida, entre elas a Musa Impassível, exposta na Pinacoteca de São Paulo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade