Homenagem

TV Cultura exibe documentário especial sobre os 100 anos de Paulo Freire

Patrono da Educação no Brasil é destaque no canal

Publicado em 18/09/2021

A TV Cultura vai transmitir um documentário inédito em homenagem aos 100 anos de Paulo Freire. O vídeo sobre o famoso educador vai ao ar neste sábado (18).

Apresentada pelo jornalista e diretor Leão Serva, a obra foi produzida pelo departamento de jornalismo da emissora. Várias obras do patrono da Educação do país serviram de inspiração para o trabalho.

O livro Pedagogia do Oprimido é um marco na obra de Paulo Freire, um grande pensador brasileiro das ciências humanas e um dos mais reconhecidos em todo o planeta.

Ele foi professor das universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e Cambridge, na Inglaterra, e teve mais de 40 títulos de doutor honoris causa em universidades como Oxford, na Inglaterra, e Coimbra, em Portugal.

Paulo Freire, 100 Anos traz os principais estudiosos da obra do educador para explicar a sua importância e, ao mesmo tempo, os motivos dele estar sendo vítima de tantos ataques extremistas.

Mario Sergio Cortella comenta os motivos pelos quais Paulo Freire é tão odiado pela direita e tão reconhecido por educadores em todo o mundo. “Há duas questões. Paulo Freire jamais seria contra que alguém contra ele fosse. Ele era um democrata. Acho que em alguns momentos ele até riria, mas levava muito a sério quem tinha argumentos contra ele”, explica o especialista.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade