TV Cultura estreia série inédita sobre os 65 anos das novelas no Brasil

Publicado em 08/10/2016

O Brasil não é mais apenas o País do futebol e do Carnaval, é também o País das telenovelas. Para contar a história dessa paixão nacional, estreia na TV Cultura neste domingo (9), às 19h30, a série inédita Novela – 65 Anos de Emoções.

Dividido em oito episódios, o programa é uma coprodução da TV Cultura com Hermes Frederico – que também realizou com o Canal Viva as séries Damas da TV e Grandes Atores -, e é apresentado por Atílio Bari.

Segundo Hermes, a série de documentários irá contar um pouco da história das nossas telenovelas, desde os seus primórdios até os dias atuais. A primeira telenovela exibida foi Sua Vida Me Pertence, de Wálter Foster, em 1951. Foster contracenava com Vida Alves, e juntos protagonizaram o primeiro beijo da televisão brasileira. Participavam ainda da produção outros atores como Lima Duarte, Lia de Aguiar, José Parisi e Dionísio Azevedo. “Na série, a viagem começa com os pioneiros da televisão brasileira e suas experimentações maravilhosas, e chega aos dias de hoje, em que a telenovela se firmou como uma verdadeira indústria de entretenimento, extremamente profissional, poderosa e influente. Há um intuito informativo e didático de contar a trajetória da telenovela no Brasil até os dias atuais”, explica.

Atílio Bari conta ainda que os episódios abordarão os momentos mais marcantes da história desse gênero no Brasil, seus autores, diretores, atores e atrizes, através de depoimentos inéditos, imagens de acervo das várias emissoras de televisão, e uma narrativa que expõe didaticamente a sua evolução ao longo do tempo. “Hoje as telenovelas brasileiras ocupam uma posição de destaque no cenário cultural e social do nosso país. Elas se incorporam à vida das pessoas, ditam tendências, provocam debates e reflexões. Ou seja, influenciam de maneira inequívoca os padrões comportamentais, sociais e políticos da população”, ressalta.

Criados a partir do talento dos autores brasileiros e interpretados por artistas que se tornam verdadeiros ídolos populares, os personagens das novelas fazem parte do imaginário de milhões de pessoas. E não apenas no Brasil: hoje a telenovela é um importante item de exportação e está presente em mais de uma centena de países, graças ao seu elevado padrão artístico e técnico. Dessa forma, divulgam o nosso povo, os nossos costumes e as nossas paisagens em todo o mundo.

Em 2016, a telenovela brasileira completa 65 anos. Descendente dos folhetins, das radionovelas e dos teleteatros, ela rapidamente encontrou o seu próprio caminho em termos de dramaturgia, produção, temáticas e linguagem, e se firmou como um gênero televisivo de forte apelo popular e grande penetração em todas as camadas da população.

EPISÓDIO 1 – OS TELETEATROS E AS PRIMEIRAS NOVELAS

O primeiro episódio da série Novela – 65 Anos se Emoções, intitulado Os Teleteatros e as Primeiras Novelas, narra a saga dos atores, diretores e autores pioneiros que tiveram a ousadia de dar os passos iniciais, os aventureiros incansáveis que desbravaram com seus talentos os caminhos até então desconhecidos da teledramaturgia brasileira.

Logo após a sua inauguração, a televisão brasileira incorporou a dramaturgia em sua programação, trazendo para a tela grandes clássicos do teatro e da literatura mundiais, especialmente adaptados para o novo veiculo de comunicação.

Surgiram, assim, os teleteatros, inicialmente transmitidos ao vivo, que levavam aos espectadores obras de Shakespeare, Dostoievski, José de Alencar e outros autores de renome, com elencos e diretores oriundos do teatro e das radionovelas. Foi um período de grandes experimentações e de aprendizado dos códigos e da linguagem televisiva.

Dentre os muitos programas de teleteatro criados por várias emissoras de televisão, merecem destaque o TV de Vanguarda, em São Paulo, e o Grande Teatro, no Rio de Janeiro. Ambos se mantiveram no ar por mais de uma década, e produziram, cada um deles, mais de 400 espetáculos, com grandes elencos e produções de elevado padrão.

Os teleteatros foram o passo inicial da teledramaturgia no Brasil. Porém, em 1951 já começaram a ser produzidas também as primeiras telenovelas, que inicialmente eram transmitidas ao vivo, em dois ou três dias por semana. O caminho estava aberto, mas só em 1963 é que foi ao ar a primeira novela diária da televisão brasileira – uma revolução no gênero.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade