TV Cultura assina acordo com agência de notícias chinesa

Parceria com a Xinhua consiste num intercâmbio de informações

Publicado em 21/09/2021 20:49
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na tarde da última segunda-feira (20), a TV Cultura deu início a um contrato de cooperação com a Xinhua, agência de notícias oficial da República Popular Chinesa, sendo o principal e maior órgão gerador de notícias do país. A parceria consiste num intercâmbio de informações e, futuramente, de documentários, séries e programas culturais.

Estavam presentes na cerimônia o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf; o diretor de Rede e Novos Negócios da TV Cultura, Fábio Borba; o diretor da Agência Xinhua, Chen Weihua; a Cônsul Geral da China em São Paulo, Chen Peijie; e Múcio Aguiar, conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Esse acordo permite que a TV Cultura vá se informar na fonte primária, não na fonte alternativa ou secundária que são as agências ocidentais de informação sobre a China. Nós temos condições de, doravante, saber exatamente como pensam os chineses e o que dizem os chineses”, afirma o presidente da FPA.

A Xinhua foi fundada em 1931, possui mais de 10.000 funcionários, 31 escritórios na China e 107 espalhados pelo mundo com publicações em árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, russo, português e alemão. O diretor da agência, Chen Weihua, destaca a importância da TV Cultura no Brasil: “Não é uma TV baseada somente em São Paulo, é divulgada no Brasil inteiro. Então essa parceria entre a Xinhua e a TV Cultura vai ajudar os dois povos a se conhecerem cada dia mais”.

Chen Peijie, que esteve presente por meio de transmissão virtual, diz que o acordo de cooperação, entre dois parceiros fortes “certamente vai viabilizar a divulgação de informações e emitir uma voz enérgica”, que irá impulsionar a construção de uma comunidade de pudor compartilhado.

Segundo o conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa, a parceria entre a Xinhua e a TV Cultura, sendo a China o país que tem maior relação comercial com o Brasil, permite que os brasileiros conheçam cada vez mais esse importante parceiro comercial.

E para o diretor de Rede e Novos Negócios da TV Cultura, Fábio Borba, essa cooperação tem uma importância estratégica visto que Brasil e China são dois grandes protagonistas na economia, na cultura e na geração de conteúdo. “Então, além de nós termos acesso primeiro à essas informações, é uma importante integração entre duas culturas no mundo e isso cada vez mais se acentuará”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio