TV Cultura anuncia nova afiliada em Pernambuco

Programação da emissora passará a ser retransmitida pela TV Pernambuco

Publicado em 10/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A TV Pernambuco, emissora pública do Estado, se junta à rede de afiliadas da TV Cultura de São Paulo. Com a parceria, cerca de 5 milhões de habitantes, mais de 50% da população, terão acesso aos principais programas do canal, incluindo a Região Metropolitana de Recife, a Grande Caruaru e Petrolina.

A assinatura do contrato ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (9), com as presenças do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, do presidente da TV Pernambuco, Ivan Júnior, do presidente da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, José Roberto Maluf, e do diretor de Rede e Novos Negócios da TV Cultura, Fábio Borba.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O contrato prevê a exibição dos mais importantes programas da grade da Cultura – que inclui os jornalísticos Roda Viva, Jornal da Cultura, Jornal da Tarde e Manhattan Connection; as transmissões esportivas e o Revista do Esporte; o Sr. Brasil, #Provoca, Estação Livre e Repórter Eco; e infantis como o Quintal da Cultura. A filiação ainda contempla as cooperações nas áreas de tecnologia, jornalismo, programação, produção e comercial.

Além disso, haverá uma cooperação técnica que possibilitará a implantação do sinal digital em Garanhuns, Arcoverde e Fernando de Noronha (TV Golfinho). A programação também poderá ser vista em Caruaru e mais cinco cidades do Agreste, além de Petrolina, no Sertão do Vale do São Francisco.

Para José Roberto Maluf, a parceria da TV Cultura com a TV Pernambuco é um marco. “Agradeço pela oportunidade de levar a TV Cultura para dentro da TV Pernambuco. Vocês nos dão uma cobertura extraordinária, que em 2022 vai chegar a quase 90% do estado”, disse.

De acordo com o presidente da TV Pernambuco, Ivan Júnior, a emissora é a única que detém 60 concessões em um estado inteiro, ou seja, apenas ela é capaz de atingir 100% da população a partir de apenas um só sinal. Ivan ainda acrescenta: “A volta da TV Cultura à TV Pernambuco marca, na verdade, um encontro de objetivos. Objetivos muito claros e muito parecidos com a TV Cultura, que é promover a cultura, a educação, ou seja, direitos humanos”, comemora.

Segundo Fábio Borba, além de levar o conteúdo da TV Cultura para o estado nordestino, a ação propiciará que a cultura, os costumes e o turismo pernambucano estejam presentes na programação nacional, já que a Cultura hoje está presente em todo o País. “Eventos como o Carnaval de Olinda, o Festival de Inverno de Garanhuns e o São João de Caruaru poderão ser vistos na programação da TV Cultura e de suas afiladas”, explica.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, diz: “A TV Pernambuco ganha com a ampliação do alcance do que é produzido pela nossa equipe pernambucana e, evidentemente, ao mesmo tempo ganha em nossa grade de programação os produtos de qualidade inquestionável produzidos pela TV Cultura, conhecidos no Brasil e no mundo inteiro”, disse.

TV Pernambuco

A TV Pernambuco é uma emissora pública que transmite programação local e de rede para mais de 100 municípios pernambucanos. Com sede transmissora na cidade de Caruaru, no Agreste do Estado, o sinal é ampliado para o interior, no canal 13.1 em Petrolina, e Região Metropolitana do Recife, pelo canal 46.1.

Com 36 anos, a emissora está de cara nova. Lançou marca totalmente reformulada, com design mais leve e fluido. Busca conectar a modernidade das telas contemporâneas à comunicação pública, em consonância com o momento de mudanças que a TVPE passa. A retomada do jornalismo da emissoara depois de décadas se uniu ao lançamento de novos programas como o Curta por Aí, o Amplifica e o Reviva, que estrearam em fevereiro de 2021.

História

A TV Pernambuco entrou no ar pela primeira vez em 28 de novembro de 1984, com o nome de TV Tropical. Desde o início, a emissora já produzia e exibia programas locais, com foco nos educativos e jornalísticos. Em 1988, foi rebatizada de TV Pernambuco. Neste período, viveu seu auge, com programas que marcaram época como o Campo Livre, Domingo Político, Pernambuco Hoje, Movimento, entre outros.

Entre 1991 e 1997, a TV Pernambuco retransmitiu no Estado a programação da TV Cultura. Em 2006, voltou a ser filiada da TV Cultura.

Em 2013, com a criação da Empresa Pernambuco de Comunicação, a TV Pernambuco inicia um processo de reestruturação da sua programação, com foco na democratização da comunicação pública. Passa a ser uma das principais ferramentas de escoamento da produção independente realizada em Pernambuco. A partir de 2021, esta reestruturação passa a incorporar a retomada do jornalismo como um dos carros chefes da programação da TV Pernambuco.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio