TV Brasil exibe inédita produção da BCC que aborda expansão do capitalismo global

Publicado em 25/01/2019

No sábado (26), às 20h30, a TV Brasil exibe o quinto episódio da inédita série História Mundial com Andrew Marr. A edição acompanha o período de ascensão da Europa ao resgatar eventos das Grandes Navegações. Tudo sob a perspectiva da expansão do capitalismo global a partir do Velho Continente.

Veja também: Cleo coloca bumbum para jogo e surpreende fãs: “Amando minha bunda grande”

O apresentador Andrew Marr destaca a dinâmica da pirataria à iniciativa privada ao recordar como Cristóvão Colombo alcançou a América enquanto procurava pela China. A busca pelo ouro e a disseminação do Cristianismo levaram os europeus a descobrir novas terras.

A série aborda os Incas no Peru e os Maias na América Central. Andrew Marr visita Cajamarca. Na região, o rei Atahualpa foi mantido em cativeiro por Pizarro e forçado a se converter ao Cristianismo.

Enquanto a Europa se dividia em guerras religiosas após a Reforma, a partir do protesto de Martinho Lutero contra a Igreja Católica, os espanhóis colonizaram esse chamado Novo Mundo. Eles trouxeram de volta 10 trilhões de dólares em ouro e prata.

A produção da emissora pública inglesa BBC revela que foram os empresários holandeses e ingleses que inventaram o verdadeiro fazedor de dinheiro: empresas limitadas e a bolsa de valores.

Esses europeus lutavam mano-a-mano para controlar o comércio marítimo mundial de especiarias, peles e luxos como as tulipas. Nos 145 anos de 1492 a 1637, o capitalismo europeu nasceu e se espalhou pelo mundo.

Entre outros temas, a série exibida pela TV Brasil resgata episódios da história como a trajetória de Ivan o Terrível. Além da conquista da Sibéria no século XV e destaca a cultura japonesa no encerramento da época feudal.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade