TV Brasil exibe espetáculo inédito em celebração aos 40 anos do bloco afro Malê Debalê

Publicado há 2 anos
Por Greicehelen Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na próxima segunda-feira (04), às 21h30, a TV Brasil homenageia o Malê Debalê, um dos mais conhecidos blocos afros de Salvador. O espetáculo inédito foi gravado pela TVE Bahia que acompanhou o ensaio do grupo.

Veja também: Daniela Mercury leva tombo no trio durante desfile de bloco em Salvador

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Para festejar os 40 anos de tradição do bloco, a emissora pública exibe o ensaio de verão intitulado Male + 40. O evento foi acompanhado pela TVE Bahia em 10 de janeiro na Praça Quincas Berro D’água, no Pelourinho.

Com muito entusiasmo dos integrantes, a apresentação conta com a participação especial dos convidados: Jau, Araketu, Jammil, Adão Negro e Samba Trator. A energia em alto astral conduz o ritmo contagiante da performance preparatória para a folia.

Histórico do bloco afro

O Malê Debalê foi formato em março de 1979, à beira da Lagoa do Abaeté. O um bloco afro colocou Itapuã no mapa do Carnaval não só da Bahia como também do país.

A primeira parte do nome remete aos negros que lutaram na Revolta dos Malês, em 1835. O levante histórico organizado por negros de origem islâmica contra a escravidão foi o mais importante do estado.

A concepção inicial previa utilizar o nome Os Malês, mas resolveram incorporar um segundo nome. Alguns dos fundadores sugeriram o termo debalê. A palavra era parte de uma música cantada pelo Badauê em um dos seus ensaios. Desse modo, com a ideia de positividade nasceu o complemento Debalê.

O primeiro Carnaval do Malê em 1980 foi marcado pela conquista do concurso realizado pela prefeitura de Salvador como melhor afro. Com o tema Reino Dourado dos Achantes e a música Diz Meu Povo, eles convidavam a população a conhecer o bloco. Eles também faziam reverência ao Ilê Aiyê, aos Filhos de Gandhi e ao Badauê.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais