TV Brasil exibe espetáculo inédito em celebração aos 40 anos do bloco afro Malê Debalê

Publicado em 02/03/2019

Na próxima segunda-feira (04), às 21h30, a TV Brasil homenageia o Malê Debalê, um dos mais conhecidos blocos afros de Salvador. O espetáculo inédito foi gravado pela TVE Bahia que acompanhou o ensaio do grupo.

Veja também: Daniela Mercury leva tombo no trio durante desfile de bloco em Salvador

Para festejar os 40 anos de tradição do bloco, a emissora pública exibe o ensaio de verão intitulado Male + 40. O evento foi acompanhado pela TVE Bahia em 10 de janeiro na Praça Quincas Berro D’água, no Pelourinho.

Com muito entusiasmo dos integrantes, a apresentação conta com a participação especial dos convidados: Jau, Araketu, Jammil, Adão Negro e Samba Trator. A energia em alto astral conduz o ritmo contagiante da performance preparatória para a folia.

Histórico do bloco afro

O Malê Debalê foi formato em março de 1979, à beira da Lagoa do Abaeté. O um bloco afro colocou Itapuã no mapa do Carnaval não só da Bahia como também do país.

A primeira parte do nome remete aos negros que lutaram na Revolta dos Malês, em 1835. O levante histórico organizado por negros de origem islâmica contra a escravidão foi o mais importante do estado.

A concepção inicial previa utilizar o nome Os Malês, mas resolveram incorporar um segundo nome. Alguns dos fundadores sugeriram o termo debalê. A palavra era parte de uma música cantada pelo Badauê em um dos seus ensaios. Desse modo, com a ideia de positividade nasceu o complemento Debalê.

O primeiro Carnaval do Malê em 1980 foi marcado pela conquista do concurso realizado pela prefeitura de Salvador como melhor afro. Com o tema Reino Dourado dos Achantes e a música Diz Meu Povo, eles convidavam a população a conhecer o bloco. Eles também faziam reverência ao Ilê Aiyê, aos Filhos de Gandhi e ao Badauê.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade